21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de 40 palestinos feridos após repressão israelense

mais-de-40-palestinos-feridos-apos-repressao-israelense

Mais de 40 palestinos feridos após repressão israelense

Ramallah, 22 abr (Prensa Latina) Pelo menos 41 palestinos ficaram feridos hoje durante a operação policial israelense na Esplanada das Mesquitas, na área ocupada de Jerusalém Oriental, situação que se repete há oito dias. Uma declaração do Crescente Vermelho especificou que muitos deles foram transferidos para hospitais para tratamento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre os feridos estão o fotojornalista Ali Yassin e dois outros jornalistas, segundo várias fontes. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram imagens de palestinos atirando pedras nas forças de ocupação que responderam com balas de borracha e gás lacrimogêneo. O objetivo da polícia era dispersar os palestinos reunidos na área para a oração de sexta-feira.

Desde 15 de abril, os homens uniformizados entram diariamente na esplanada para expulsar os muçulmanos a fim de permitir a entrada de colonos judeus por ocasião do início de Pessach, feriado que marca o início do êxodo daquela cidade.

Em duas ocasiões, tropas de Tel Aviv entraram na Mesquita de Al Aqsa, que faz parte daquele complexo religioso e é considerada o terceiro lugar mais sagrado para os muçulmanos.

O local também é venerado pelos judeus que o chamam de Monte do Templo, porque ali foram construídos seus dois santuários mais importantes.

Sob acordos alcançados décadas atrás, os judeus só podem visitar o local sob várias condições, mas não para rezar.

No entanto, sob crescente pressão dos setores de direita e ultraortodoxos, o número de crentes ortodoxos que tentam rezar lá aumentou, o que é considerado pelos muçulmanos uma provocação.

Em uma reunião de emergência realizada ontem na Jordânia em nível de chanceleres, a Liga Árabe condenou a escalada israelense e alertou para as consequências dessas operações. Por sua vez, várias facções palestinas, como a Jihad Islâmica e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), ameaçaram responder.

rgh/rob/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.