25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Japão defende sua participação no projeto energético russo

japao-defende-sua-participacao-no-projeto-energetico-russo

Japão defende sua participação no projeto energético russo

Tóquio, 22 abr (Prensa Latina) O governo japonês defendeu hoje sua participação contínua no projeto energético russo Sakhalin 2, apesar da posição coercitiva da nação asiática contra Moscou por sua operação militar especial na Ucrânia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Koichi Hagiuda, advertiu em uma entrevista coletiva que, com a hipotética saída do projeto, a Rússia ou outro país poderia adquirir a participação japonesa, o que enfraqueceria a eficácia das sanções ocidentais e talvez aumentaria o preço do gás natural e do petróleo.

“Se as concessões forem transferidas para um terceiro país, a retirada não será um grande golpe para a Rússia e nossas preocupações se concretizarão”, frisou ele.

As observações de Hagiuda vêm depois de informar que a Shell com sede no Reino Unido pode vender sua parte do Sakhalin 2 aos homólogos chineses.

O envolvimento na perfuração e produção de hidrocarbonetos no extremo leste da Rússia garante ao Japão um fornecimento estável, de longo prazo e de baixo custo, e envolve grandes empresas nacionais como Mitsui & Co. e Mitsubishi Corporation, juntamente com a empresa estatal russa Gazprom.

Segundo os operadores japoneses, o negócio administrado pela Sakhalin Energy Investment produz 150.000 barris de petróleo por dia e liquefaz 9,6 milhões de toneladas de gás natural por ano, dos quais o Japão recebe cerca de 60%.

Além disso, a ilha onde se realizam as operações está estrategicamente localizada para Tóquio devido a sua proximidade geográfica.

Mesmo com vozes internas contrárias a quaisquer laços comerciais com a Rússia, o Primeiro Ministro Fumio Kishida reiterou repetidamente que o Sakhalin 2 é extremamente importante para o Japão em termos de segurança energética.

rgh/lcp/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.