26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Investigação aberta no Brasil por difamação contra Lula

investigacao-aberta-no-brasil-por-difamacao-contra-lula

Investigação aberta no Brasil por difamação contra Lula

Brasília, 22 abr (Prensa Latina) O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (centro-oeste) abriu inquérito policial sobre possíveis crimes de difamação, insulto, ameaça e associação criminosa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo foi confirmado hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Fontes do Partido dos Trabalhadores (PT) confirmaram que as transgressões foram cometidas pelo deputado estadual Gilberto Cattani e outras pessoas por meio de um outdoor instalado na cidade de Rondonópolis.

O cartaz foi elaborado com a ajuda do chamado Movimento Conservador de Rondonópolis e a inauguração da imagem contou com a presença de Cattani, além de ser compartilhado nas redes sociais do parlamentar.

A decisão do Ministério Público surgiu após pedido de instauração de inquérito apresentado pelo PT e entregue à Polícia Civil da divisão territorial.

“Observa-se, portanto, que a tabela aqui exposta revela uma possível prática não só do crime de associação, mas também de injúria e difamação pelo deputado estadual Gilberto Cattani e outros”, especifica a decisão do Ministério Público.

O pedido cita a instalação do anúncio promocional às margens da rodovia BR-364, em Rondonópolis, que contém a fotografia do ex-líder operário acompanhada de palavras ofensivas.

O processo argumenta que a honra do ex-presidente está sendo denegrida “em nível nacional” e até internacionalmente.

Os advogados Cristiano Zanin e Eugênio Aragão, que representam a organização política, acreditam que a determinação de investigar é importante para coibir os abusos cometidos antes mesmo do início da campanha eleitoral, marcada para agosto.

Vamos aguardar a decisão final do Ministério Público, mas entendemos que a instauração do inquérito é uma medida extremamente relevante para apurar os possíveis crimes cometidos contra Lula, argumentaram os juristas.

Na semana passada, o PT entrou com três ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra uma nova campanha de difamação vulgarizada contra o ex-presidente.

São outdoors com conteúdo ofensivo e calunioso que violam diretamente o disposto em dois artigos das resoluções do TSE, em que é vedada a publicidade por meio de banners de propaganda no período pré-campanha e no período eleitoral.

Uma das representações refere-se a três cartazes colocados na cidade de Divinópolis, no estado de Minas Gerais (sudeste).

Anteriormente, o partido apresentou três denúncias contra o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro por incitar o crime de “abolição violenta do Estado Democrático de Direito” e atrapalhar o processo eleitoral após fazer discursos belicosos durante visita ao estado do Rio Grande do Sul.

jha/ocs/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.