21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Índia e Reino Unido buscam finalizar acordo de livre comércio

india-e-reino-unido-buscam-finalizar-acordo-de-livre-comercio

Índia e Reino Unido buscam finalizar acordo de livre comércio

Nova Déli, 22 de abril (Prensa Latina) O primeiro-ministro Narendra Modi afirmou hoje que a Índia e o Reino Unido decidiram fazer todo o possível para concluir um acordo bilateral de livre comércio até o final do ano.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Falando em uma coletiva de imprensa conjunta após conversas em Nova Délhi com seu colega britânico Boris Johnson, Narendra Modi disse que os dois países fizeram um grande progresso nas negociações, informou a All India Radio.

Nova Délhi e Londres lançaram um ambicioso roteiro de 2030 para orientar seu relacionamento mútuo nesta década, lembrou a fonte.

Modi congratulou-se com o crescente investimento no país por parte de empresas britânicas e o aprofundamento da parceria clima e energia e convidou o Reino Unido a juntar-se à missão nacional do hidrogênio.

Ambos os líderes discutiram eventos nos níveis regional e global e Modi enfatizou o diálogo e a diplomacia no conflito entre Rússia e Ucrânia, para alcançar um cessar-fogo e uma solução para o problema.

Johnson chegou à Índia na quinta-feira para uma visita de dois dias e foi recebido esta manhã na residência presidencial de Rashtrapati Bhavan.

O primeiro-ministro britânico visitou Rajghat e colocou uma coroa de flores no Samadhi (Memorial) de Mahatma Gandhi, o Pai da Índia e líder do movimento pela independência do domínio colonial do Reino Unido.

Nesta sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, receberá Johnson, em sua primeira visita à Índia como primeiro-ministro.

A relação bilateral foi elevada a uma Parceria Estratégica Abrangente durante a Cúpula Virtual do ano passado.

Os vínculos abrangem as áreas de comércio e economia, saúde, ciência e tecnologia, defesa e segurança, mudanças climáticas e cooperação em questões multilaterais.

O câmbio mercantil totalizou 15,45 bilhões de dólares em 2019-20, com saldo comercial favorável à Índia.

O Reino Unido é o sexto maior investidor no país asiático, depois de Maurício, Cingapura, Holanda, Japão e Estados Unidos.

A nação europeia é um dos destinos favoritos dos estudantes universitários indianos.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro britânico chegou a Ahmedabad, cidade de Gujarat, origem de metade da diáspora indiana no Reino Unido.

Em Gujarat, Johnson se encontrou com empresários e visitou a Universidade de Biotecnologia de Gujarat e o Templo Akshardham em Gandhinagar.

mem/abm/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.