26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cidade Patrimônio de Cuba comemora 203 anos de fundação

cidade-patrimonio-de-cuba-comemora-203-anos-de-fundacao

Cidade Patrimônio de Cuba comemora 203 anos de fundação

Cienfuegos, 22 abr (Prensa Latina) Ao ritmo do danzón, a música que anima a dança nacional de Cuba, hoje esta cidade, Patrimônio Cultural da Humanidade, completa 203 anos de sua fundação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Orquestra Failde, de Matanzas (oeste), protagonizou a noite cultural que acolheu o aniversário da cidade no central Parque Martí, antiga Plaza de Armas em tempos de dominação espanhola.

O núcleo original de Cienfuegos, o bairro Fernandina de Jagua, foi fundado em 22 de abril de 1819 como parte do esforço do governo colonial cubano para “embranquecer” a população da ilha, a fim de evitar uma rebelião de escravos como a que desencadeou a Revolução Haitiana.

Colonos franceses ou de origem francesa, de Bordeaux e Nova Orleans, faziam parte desse posto colonizador sob o comando do oficial Juan Luis De Clouet, que já havia servido no exército espanhol.

Assim, Cienfuegos vem acompanhado do selo de ter sido a única população entre as posições espanholas na América, que tem origem francesa.

Entre os anos que ampliaram sua história, destacam-se a década de 1830, quando obteve o status de vila, e a década de 1880, associada à sua declaração como cidade.

Em 1995 o centro histórico alcançou a categoria de Monumento Nacional e, em julho de 2005, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o inscreveu na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Ele mostra uma importante troca de influências com base no Iluminismo espanhol e por ser um exemplo excepcional e precoce de sua implementação no planejamento urbano na América Latina no século XIX”, argumentou a organização do Sistema das Nações Unidas, reunida em Durban, na o tempo. África do Sul.

Como todos os anos no contexto do aniversário da cidade, localizada a 240 quilômetros a sudeste de Havana, acontece a Semana da Cultura de Cienfuegos, um espaço de sobrevivência das tradições que identificam seu patrimônio imaterial.

Na ocasião, a cidade sediou a décima segunda edição da Oficina Nacional de Cidades Patrimônio.

Entre as ações mais destacadas desta vez foi a declaração como Monumento Nacional do sítio arqueológico de Loma del Convento, local que marca o encontro cultural entre colonizadores espanhóis e aborígenes cubanos entre os anos de 1515 e 1516.

rgh/fgn/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.