26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Oficializou a nacionalização do lítio no México

México, litio, nacionalización

Oficializou a nacionalização do lítio no México

Cidade do México, 21 Abr (Prensa Latina) A nacionalização do lítio se consuma a partir de hoje após a publicação da nova Lei de Mineração no Diário Oficial, que deixa claro que este mineral pertence inteiramente ao México.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O decreto presidencial, endossado pelas duas câmaras do Congresso, declara o lítio de utilidade pública, para o qual não serão concedidas concessões, contratos ou licenças a empresas privadas ou estrangeiras.

Da mesma forma, destaca a criação de um órgão público especial descentralizado que ficará encarregado da exploração e uso do mineral, que deve ser formado em menos de 90 dias.

Da mesma forma, o Serviço Geológico Mexicano auxiliará a agência na localização e reconhecimento de áreas geológicas nas quais existam prováveis reservas de lítio. O referido decreto entrou em vigor com as reformas do Executivo aos artigos 1º e 10º da lei, bem como um aditamento ao artigo 5º.

Consequentemente, a partir desta quinta-feira, o governo pode efetivar o anúncio feito ontem pelo presidente Andrés Manuel López Obrador, de rever todos os contratos autorizados de lítio. O presidente explicou que este exame será devido a acontecimentos como o acordo entre uma empresa britânica que vendeu um contrato de concessão do mineral de lítio em Sonora a uma transnacional estrangeira.

López Obrador insiste na necessidade das pessoas compreenderem plenamente a importância do lítio, já considerado ouro branco porque o futuro energético mundial dependerá desse mineral, já que todas as baterias e equipamentos de armazenamento de eletricidade dependerão dele.

Para a indústria automóvel será fundamental, e para isso não será necessário esperar muito, pois já se iniciou um processo de transformação tecnológica para que num futuro muito próximo a frota automóvel mundial seja movida a eletricidade e não a combustíveis fósseis combustível como está agora.

À crítica da nacionalização sob a alegação de que o México não tem tecnologia para desenvolvê-la, o presidente respondeu que uma coisa não tem nada a ver com a outra, porque se o país não tem agora, pode desenvolvê-la ou mesmo adquiri-la, mas o importante é que o lítio está em mãos mexicanas.

Ele confirmou que todos os contratos autorizados de lítio serão revisados. Os assinados para outros minerais não estão suspensos, não é para prata, não é para ouro, para cobre, é apenas para lítio, reiterou.

jcm/lma/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.