25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasília completa 62 anos

Brasilia, ciudad, cumpleaños

Brasília completa 62 anos

Brasília, 21 Abr (Prensa Latina) Concebida como um projeto futurista e atualmente de volta à normalidade após a pandemia do Covid-19, Brasília comemora hoje 62 anos como capital federal do Brasil, sempre idealizada como sede do governo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Embora Salvador da Bahia tenha sido a capital de 1534 a 1763 e o Rio de Janeiro dessa última data até 1960, na época colonial a ideia de levar o centro do poder do país para a região central, para evitar ataques por mar, era flutuando ao redor.

Mas a possibilidade só começou a ganhar força em 1823, quando José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como Patriarca da Independência, reforçou a proposta de transferir a sede das decisões nacionais para o interior do território e sugeriu o nome de Brasília.

A visão acabou sendo interpretada como uma premonição do local onde deveria ser construída. Mas só se tornou viável em 1891, quando a determinação de sua área foi incluída na primeira Constituição.

Após uma longa espera, em 1956, com a nova demarcação da futura capital, o presidente Juscelino Kubitschek deu início ao projeto sob a orientação dos urbanistas Lúcio Costa e Óscar Niemeyer.

Como arquiteto responsável pela construção dos monumentos, Niemeyer foi o autor das principais estruturas da emblemática cidade: o Congresso Nacional, os palácios do Planalto e da Alvorada, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília.

Atrações para crianças, shows e uma exposição da orquestra sinfônica do Teatro Nacional fazem parte da comemoração de aniversário que começou no dia 19 de abril.

Em recente entrevista concedida a um programa do jornal Correio Braziliense em colaboração com a TV Brasília, o secretário distrital de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, explicou que o lema da festa: Sorria, Brasília, está relacionado ao momento atual da pandemia e a isenção do uso de máscaras.

“Temos que ser cautelosos. Ainda há protocolos a seguir, mas na maioria das vezes podemos sorrir”, disse ele.

Espetáculos na chamada Concha Acústica, cinema ao ar livre e apresentações de orquestras populares são algumas das atrações da comemoração.

Este dia será também tomado por uma onda cultural no Eixo Monumental, sede da antiga Fundação Nacional das Artes, cuja programação começa com piqueniques no relvado, desenhos animados e exposições para crianças. Embora o cenário atual do Covid-19 traga sensação de alívio aos moradores do Distrito Federal, o secretário reitera a necessidade de manutenção de algumas medidas.

Neste sentido, a apresentação do comprovante de vacinação – o cartão de inoculação ou o documento digital da aplicação móvel – para garantir a entrada em concertos e eventos.

jcm/ocs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.