17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reunião de finanças do G-20 se concentrará na Rússia

Banderas-G20-300x200

Reunião de finanças do G-20 se concentrará na Rússia

Washington, 20 abr (Prensa Latina) Os Ministros da Economia e Finanças e os Governadores dos Bancos Centrais do Grupo dos Vinte (G-20) se reunirão hoje nesta capital, pela primeira vez desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Como parte da semana das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, os líderes financeiros comparecerão pessoalmente ou virtualmente e são esperados pronunciamentos sobre a situação da Rússia na economia global.

Segundo relatos da imprensa, vários países ocidentais querem excluir o gigante eurasiano do G-20 como resultado da guerra.

Mas a Indonésia, que está presidindo o grupo este ano, permanece “imparcial”. Outros membros, como a Índia ou a China, também não o condenaram até agora.

O ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, confirmou sua presença, apesar do fato de os Estados Unidos terem expressado seu desejo de buscar a expulsão da Rússia do grupo.

Esta semana um funcionário do Departamento do Tesouro do país norte-americano declarou que Washington vai boicotar algumas reuniões do encontro, caso a nação eurasiana participe delas. Os Estados Unidos e seus aliados “continuarão seus esforços” para aumentar a pressão econômica sobre Moscou e atacar aqueles que tentam contornar as sanções, alertou.

A posição dos EUA segue uma declaração anterior do Ministério da Economia francês, no qual alertou que vários países do G7 podem deixar a reunião do G20 quando o representante russo falar.

Mais cedo, no final de março, o presidente dos EUA, Joe Biden, era da opinião de que a Rússia deveria ser expulsa do G20 e apontou que se isso não pudesse ser feito na “Indonésia e outros não concordam, teríamos que permitir que a Ucrânia também participe nas reuniões”.

A Rússia foi expulsa do Grupo dos Oito países mais industrializados do mundo (G-8) em 2014, após a incorporação da Crimeia à Federação por vontade popular expressa em referendo, mas mantém sua presença no G-20.

oda/att/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.