26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Justiça britânica deixa o destino de Assange nas mãos do governo

Justiça britânica deixa o destino de Assange nas mãos do governo

Londres, 20 abr (Prensa Latina) A justiça britânica ordenou hoje a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, embora tenha deixado a decisão final sobre o futuro do fundador do WikiLeaks nas mãos do ministro do Interior, Priti Patel.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Sou obrigado a enviar seu caso ao Secretário de Estado, disse o juiz do Tribunal de Westminster a Assange durante uma audiência oral no tribunal de Londres na quarta-feira.

Em 14 de março, o Tribunal Superior do Reino Unido negou ao jornalista australiano permissão para apelar de uma decisão do Tribunal Superior de Londres que o tem à beira de ser entregue aos Estados Unidos, onde ele poderia enfrentar até 175 anos de prisão por 17 acusações de espionagem.

A defesa de Assange terá agora até 18 de maio para recorrer de qualquer decisão da Sra. Patel em favor da extradição.

Espero que a Sra. Patel se oponha porque este é um caso muito importante para a liberdade de imprensa no mundo inteiro”, disse ao Prensa Latina o ex-líder do Partido Trabalhista britânico Jeremy Corbyn.

O veterano político, que se juntou ao grande grupo de pessoas que se reuniram fora do tribunal para exigir a libertação do fundador do WikiLeaks, lembrou que os Estados Unidos querem julgá-lo por expor os crimes de guerra cometidos pelos militares americanos no Iraque e no Afeganistão.

A prática do jornalismo não é um crime, reiterou Corbyn, após apelar para uma redobrada solidariedade internacional com o ciberativista, que está preso em uma prisão londrina desde que o governo equatoriano retirou, em 2019, o asilo político concedido a ele sete anos antes e permitiu que a polícia britânica o prendesse dentro da embaixada nesta capital.

A esposa de Assange, Stella Moris, disse, enquanto isso, que tanto Patel quanto o Primeiro Ministro Boris Johnson podem acabar com a provação de seu parceiro, e ordenar sua libertação sob o Artigo 4 do tratado Reino Unido-EUA que proíbe a extradição por razões políticas.

Se entregue aos EUA, Assange poderia enfrentar até 175 anos de prisão por 17 acusações de espionagem.

jcm/nm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.