25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Transcendência do pensamento de José Martí destacado na Colômbia

jose-marti-um-homem-de-todos-os-tempos

Transcendência do pensamento de José Martí destacado na Colômbia

Bogotá, 19 abr (Prensa Latina) A Casa de Solidariedade Agustín Contreras Caribenha com Cuba em Barranquilla, Colômbia, destacou hoje a relevância do pensamento do Apóstolo de Cuba, José Martí, sob a perspectiva da cultura.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em um evento realizado ontem, os participantes percorreram a biografia do Herói Nacional Cubano, destacaram sua marca na literatura e elogiaram seu pensamento político.

Durante o evento, chamado Thinking Marti da perspectiva da cultura, eles dedicaram poemas ao autor dos Versos Sencillos, da Era de Ouro, e ao fundador do Partido Revolucionário Cubano.

Através de um vídeo, apresentaram brevemente a riqueza cultural do povo cubano, que está enraizada nas raízes de sua nacionalidade.

O evento tornou-se um espaço para recordar as lutas pela independência cubana, a vitoriosa Revolução de 1959 liderada por Fidel Castro, inspirado pelo pensamento de Martí de derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista e levar adiante um processo de mudança que inspira os povos do mundo de hoje.

Da mesma forma, rejeitar o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos desde o início da Revolução nascente, a fim de extinguir seu exemplo.

Também foi feita uma homenagem às mulheres cubanas cujo papel foi transcendental nas lutas pela independência do país antilhano e na construção da nova sociedade socialista.

Vilma Espín e Haydée Santamaría foram lembradas, duas destacadas mulheres cubanas que se dedicaram a consolidar as mudanças através da participação das mulheres nas diferentes tarefas e na conquista de seus direitos, e através da cultura e da unidade latino-americana, a partir das diferentes frentes que cada uma ocupou dentro da Revolução.

Os membros da Casa Caribe declararam que é necessário demonstrar solidariedade com Cuba por todas as suas contribuições à humanidade em áreas como saúde, educação, esporte e cultura.

A este respeito, foi destacado o papel desempenhado pela pátria de Martí na luta contra a pandemia de Covid-19 no mundo.

Os participantes lembraram o envio de brigadas médicas a mais de 40 nações para ajudar a resolver a grave emergência sanitária, incluindo países europeus, como a Itália. Também, em meio a este cenário e com as limitações impostas pelo bloqueio econômico, financeiro e comercial, Cuba desenvolveu várias vacinas próprias com as quais imunizou sua população, inclusive as crianças, contra a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, entre elas Abdala, Soberana 02 e Soberana Plus.

acl/otf/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.