26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Revelam vencedores do Prêmio Conservação e Restauração em Cuba

Revelam vencedores do Prêmio Conservação e Restauração em Cuba

Havana, 19 abr (Prensa Latina) A Casa del Vedado, localizada nesta capital, e o Museu Parque Temático Ferroviário de Camagüey recebem hoje em Cuba o Prêmio Nacional 2022 de Conservação e Restauração de Monumentos, respectivamente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Conselho Nacional do Patrimônio Cultural revelou os nomes dos vencedores, após analisar várias obras representativas das províncias, das quais 11 correspondiam à seção de Conservação e nove à seção de Restauração.

A chamada Casa del Vedado, resgatada pelo falecido historiador de Havana Eusebio Leal, destacou-se pelo cuidado que preserva após um processo de manutenção em 2020 para proteger seu estilo eclético.

O edifício, reaberto ao público durante as comemorações do 501º aniversário da Villa de San Cristóbal de La Habana, interpreta o ambiente doméstico de uma família de classe média no início do século XX no bairro da capital.

No caso da instalação de Camagüey, os avaliadores destacaram sua “relevância, eficácia e coerência como projeto dinâmico integral” e as soluções de projeto, construção, espacial e ambiental.

Os responsáveis elogiaram as instalações pertencentes ao Escritório do Historiador da Cidade de Tinajones, que reavalia o patrimônio industrial ferroviário em uma obra única do gênero em Cuba.

O projeto da arquiteta Aileen Marín somou os louros do Sindicato Nacional de Arquitetos e Engenheiros da Construção de Cuba e do comitê cubano do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios.

Da mesma forma, obteve o reconhecimento da direção museológica do Conselho Nacional do Patrimônio Cultural e da Comissão para a Conservação do Patrimônio Industrial.

O Prêmio para a Conservação e Restauração de Monumentos estimula os responsáveis pela proteção e resgate das obras monumentais e do patrimônio edificado, histórico e natural de Cuba.

A 20ª edição do prêmio aconteceu no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que apresentou o tema “Patrimônio e Clima” para chamar a atenção para a importância da proteção equitativa das comunidades vulneráveis.

Com esta convocatória, pretende-se estimular ações de salvaguarda para reduzir “os impactos climáticos adversos nos diferentes tipos de patrimônio, alcançando um desenvolvimento sustentável resiliente ao clima”.

acl/yrv/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.