28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Gaza, o novo drone do Irã

Gaza, o novo drone do Irã

Teerã, 19 abr (Prensa Latina) O Irã mostra hoje com satisfação a colocação em funcionamento do mais recente drone de ataque supersônico de fabricação nacional, batizado de Gaza, criado apesar das sanções dos EUA.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O dispositivo superpoderoso foi apresentado à comunidade internacional em maio de 2021, tem uma envergadura de 21 metros, pesa 3,1 toneladas e acaba de concluir com sucesso os testes de voo, confirmou a agência de notícias local Tasnim.

É um drone de combate de corpo largo, fabricado pelo Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica (CGRI) do Irã , e está disponível para uso em missões de reconhecimento e combate.

“Temos grandes veículos aéreos não tripulados com alcance de sete mil quilômetros e versáteis para pousar em qualquer superfície”, confirmou à imprensa o comandante-em-chefe do CGRI, o general da divisão Hossein Salami, em 27 de junho.

O nome do drone é uma “homenagem eterna àqueles que hoje resistem à invasão e agressão sionista em Gaza”, disse Salami.

Como veículo aéreo não tripulado, tem capacidade para transportar 13 bombas e 500 quilos de equipamentos militares, entre outros benefícios, como permitir seu uso para facilitar as operações de busca e salvamento em caso de desastres naturais e acidentes.

Gaza tem um alcance operacional imediato de dois mil quilômetros, autonomia de voo de 35 horas e pode viajar a uma altitude superior a 10 mil metros a uma velocidade de 350 km/h.

Uma análise da agência de notícias local Nour News revela que o alcance do drone Gaza é maior que o do caça-bombardeiro mais caro da história dos EUA, o F-35, fabricado pela empresa Lookheed Martin.

Em termos de atividade militar, o drone de Gaza é muito semelhante ao drone MQ-9 Reapers dos Estados Unidos e, segundo especialistas consultados, é igualmente eficaz em termos de nível operacional.

O ministro da Defesa persa, general de brigada Amir Hatami, destacou em declarações recentes que o Irã é uma das principais potências mundiais no campo das aeronaves não tripuladas, os drones.

“Hoje, graças à Revolução Islâmica, estamos entre as principais potências no domínio dos mísseis, da marinha, da defesa e muitas outras (…) No domínio dos drones, somos uma das principais potências mundiais”, sentenciou Hatami.

jcm/ynr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.