19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

França pede embargo europeu ao petróleo russo

franca-pede-embargo-europeu-ao-petroleo-russo

França pede embargo europeu ao petróleo russo

Paris, 19 abri (Prensa Latina) O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, defendeu hoje o embargo da União Europeia ao petróleo russo como medida para reduzir uma das principais fontes de renda de Moscou.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Le Maire assegurou que o governo francês está “tentando convencer nossos parceiros europeus” de que “nas próximas semanas, devemos parar de importar petróleo da Rússia”, no entanto sua eventual entrada em vigor é adiada porque alguns países “continuam a duvidar”, disse .

“Sempre dissemos com Emmanuel Macron que queríamos um embargo ao carvão, e já está feito, e ao petróleo russo”, disse o ministro, reiterando a importância de limitar “o que tem sido a principal fonte de divisas por vários anos” para o presidente russo Vladimir Putin, que “não é gás, é petróleo”, acrescentou.

“Se estamos tão apegados à liberdade e proteção do povo ucraniano, devemos ir até o fim de nosso raciocínio e não financiar a guerra” comprando petróleo da Rússia, disse Le Maire.

A decisão não parece tão simples, porque” a adoção de medidas sobre o petróleo exige desfazer os contratos existentes, procurar alternativas e evitar que sejam contornados. Isso não vai acontecer da noite para o dia. Vai demorar pelo menos vários meses”, disse um responsável europeu, citado pelo diário financeiro La Tribune, que participa nas conversações.

Da Rússia, Vladimir Putin já contemplava esta possibilidade há alguns dias e assegurou que “no futuro as entregas para o Ocidente vão diminuir”, pelo que vão redirecionar as suas exportações “para os mercados em rápido crescimento do Sul e do Leste”, explicou na última quinta-feira, durante uma reunião governamental dedicada ao setor energético no contexto das sanções internacionais.

“No que diz respeito ao petróleo, gás e carvão russos, poderemos aumentar seu consumo no mercado interno… e aumentar a entrega de recursos energéticos para outras regiões do mundo que realmente precisam deles”, disse o líder russo.

Em março, a Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que as sanções contra a Rússia poderiam causar um “choque” na oferta mundial de petróleo, enquanto os países da OCDE temem um aumento dos preços do petróleo bruto em um momento em que a inflação já está em níveis recordes.

jcm/acm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.