25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba e Estados Unidos vão discutir migração

cuba-e-estados-unidos-vao-discutir-migracao

Cuba e Estados Unidos vão discutir migração

Havana, 19 abr (Prensa Latina) Cuba e os Estados Unidos realizarão uma nova rodada de negociações migratórias na próxima quinta-feira em Washington, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores de Cuba.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma nota do Ministério das Relações Exteriores de Cuba indica que a delegação cubana será chefiada pelo vice-ministro Carlos Fernández de Cossío.

O governo cubano reiterou em vários cenários seu compromisso com uma migração ordenada e segura e sua disposição de dialogar para que um processo que constitua um direito humano possa ser realizado sem obstáculos ou manipulações.

Há cinco anos, o executivo norte-americano descumpriu o compromisso de conceder pelo menos 20 mil vistos por ano em acordos bilaterais e os poucos que são concedidos por meio de terceiros países têm até limitações como as concedidas na categoria de visitante, que só é concedida para uma entrada no país.

Incentivados pela Lei de Ajuste Cubano, a única do gênero no mundo, muitos cidadãos ingressam em rotas migratórias irregulares na América Central, nas quais são expostos à violência, fraudes e corrupção por parte de grupos dedicados ao narcotráfico ou tráfico de pessoas.

Até agora este ano, 1.680 cidadãos dos Estados Unidos, México, Bahamas e Ilhas Cayman foram devolvidos à ilha por via marítima e aérea, segundo autoridades cubanas.

Fontes federais dos EUA informaram recentemente que, de outubro de 2021 até o final de fevereiro de 2022, mais de 46.000 cubanos chegaram por terra à fronteira EUA-México depois de viajar irregularmente.

Enquanto isso, a embaixada em Havana continua com seus serviços limitados e o governo dos EUA mantém outras medidas coercitivas em vigor que autorizam apenas voos dos Estados Unidos apenas para a capital cubana ou a não renovação de licenças para empresas aéreas e marítimas.

Em abril deste ano, autoridades cubanas e mexicanas realizaram a XV Rodada de Conversas sobre Migração, na qual ambos os governos reiteraram seu desejo de garantir um fluxo regular, ordenado e seguro de viajantes, bem como realizar ações conjuntas para fortalecer a cooperação neste área.

mgt/jfs/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.