23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia sediará Festival de Música Renascentista e Barroca Americana

bolivia-sediara-festival-de-musica-renascentista-e-barroca-americana

Bolívia sediará Festival de Música Renascentista e Barroca Americana

La Paz, 19 abr (Prensa Latina) Grupos nacionais e 18 estrangeiros oferecerão 132 recitais na Bolívia durante a 13ª edição do Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana "Misiones de Chiquitos", confirmou hoje a Associação de Arte e Cultura (APAC).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Temos um verdadeiro tesouro, porque não só vamos ver nossos meninos das orquestras das missões e da cidade, mas também vamos testemunhar verdadeiras estrelas da música internacional tocando com eles”, disse o presidente da diretoria da APAC, Percy Anez.

Considerado o evento mais antigo e importante do gênero, o festival será inaugurado com um concerto na igreja de San Roque, em Santa Cruz de la Sierra, no dia 22 de abril, apresentado por crianças e jovens bolivianos e polacos.

Nesse mesmo dia, conjuntos e solistas também se apresentarão em outros seis palcos em Pailón, San Xavier, Concepción, San Ignacio de Velasco e San José de Chiquitos, conforme relatado.

Segundo os organizadores, entre os espetáculos que prometem grandes emoções está a coprodução “Barroqueando con niños y jóvenes” (Barroqueando com crianças e jovens), em que artistas da Polônia e da Bolívia unirão talentos para interpretar criações de Vivaldi, Haydn e Zipoli.

A apresentação do Juilliard415 (Estados Unidos), que dividirá o palco com o Coro Urubichá (Bolívia), também levanta expectativas .

Os amantes da boa música em Pailón aguardam a Orquesta Barroca de Santiago (Chile), enquanto em San Xavier Nadja Zwiener, da Alemanha, sobe ao palco; Ryo Terakado, do Japão, e Sungyun Cho (Coreia do Sul) chegarão a Concepción.

Em San Ignacio de Velasco, entretanto, será apresentada a co-produção do Coro e Orquestra Arakaendar (Bolívia) com a Royal College of Music Barroque Orchestra, do Reino Unido.

O dia de abertura será encerrado com um concerto de La Barroca del Suquía, da Argentina, em San José de Chiquitos.

Para o encerramento do festival, no dia 1º de maio, o programa anuncia a gala denominada “Monumental Barroco”, descrita pelos organizadores como “uma apresentação não vista em outros festivais”.

Eles anteciparam que será um grande concerto com 160 músicos da Bolívia e dos Estados Unidos no palco do novíssimo teatro da Escola Cooperativa de Santa Cruz, conhecida como Colégio Americano.

Nesse sentido, o diretor artístico de “Misiones de Chiquitos”, o padre Piotr Nawrot, destacou a importância das novas gerações interpretarem as obras criadas pelos religiosos jesuítas enviados há séculos para as terras americanas.

Fontes da APAC disseram à imprensa que valeu a pena esperar quatro anos por esta décima terceira edição do mais antigo e importante evento do gênero no mundo, já que os 132 recitais que ocorrerão ao longo dos dias serão uma recompensa agradável.

acl/jpm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.