26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Porto líbio interrompe exportações de petróleo devido crise política

Porto líbio interrompe exportações de petróleo devido crise política

Trípoli, 18 abril (Prensa Latina) Milícias líbias fecharam hoje o porto petrolífero da cidade oriental de Tobruk, o terceiro desde sábado, para exigir que o primeiro-ministro Abdel Hamid Dbeibeh ceda o poder a seu rival Fathi Bashagha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O terminal de Hariga permanecerá fechado até que Dbeibeh entregue a sede do governo ao governo de Bashagha e remova o chefe da Corporação Nacional de Petróleo (NOC), Mustafa Sanalla, disse um grupo armado, segundo um comunicado divulgado pelo portal de notícias Al Ain.

De Hariga, inaugurada em 1966, é exportado o petróleo bruto produzido nos campos de Sarir e Masala.

O NOC declarou ontem estado de força maior após o fechamento dos portos de Mellita e Zueitina após a decisão de grupos contrários a Dbeibeh de suspender as operações nos campos de petróleo de El Feel e Abu At-Tilf, Al-Intisar, Al-Nakhla e Al-Nafura.

Após dois meses de disputa, a Líbia continua com dois primeiros-ministros que reivindicam o poder para si em meio a crescentes atritos que ameaçam reiniciar o conflito.

As diferenças entre o leste e o oeste do país aumentaram em 10 de fevereiro, quando a Câmara dos Deputados, com sede em Tobruk, escolheu Bashagha como primeiro-ministro interino para substituir Dbeibah, que se recusou a entregar o poder antes das eleições.

Ao justificar sua decisão, o órgão legislativo afirmou que o mandato deste último expirou em 24 de dezembro, data originalmente escolhida para a realização das eleições presidenciais.

No entanto, as eleições foram adiadas devido a profundas divergências sobre vários candidatos, falta de segurança e problemas técnicos.

Esta nação vive uma espiral de violência desde a derrubada de Muammar al-Gaddafi em 2011, após uma guerra apoiada por membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, incluindo Estados Unidos, França e Reino Unido.

jf/ rob/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.