25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ocidente é acusado de querer desmantelar o Sudão

Ocidente é acusado de querer desmantelar o Sudão

Cartum, 18 abr (Prensa Latina) O editor-chefe do jornal das Forças Armadas do Sudão, Ibrahim al Houri, acusou o Ocidente de querer desmantelar o país, segundo publicou hoje a imprensa em Cartum, capital deste país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O editorial de Al Houri com as denúncias também é dirigida contra o chefe da Missão da Organização das Nações Unidas no Sudão (Unitams), Volker Perthes, a quem ele apontou como um trabalhador da disseminação do terrorismo.

Ele também disse que os países ocidentais atacam o exército sudanês com o objetivo de destruir o país.

As acusações antecedem a tentativa, que ocorrerá nesta semana, da Unitam, da União Africana (UA) e da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento de estabelecer um diálogo intra-sudanês para restaurar o governo civil de transição dissolvido em outubro do ano passado pelo golpe.

Esta é a primeira acusação direta contra o Ocidente desde o golpe de 25 de outubro de 2021 liderado pelo general Abdel Fattah al Burhan, presidente do Conselho Soberano de Transição (o órgão máximo até a eventual realização de eleições em 2023).

“Washington tratou o Sudão e as Forças Armadas com uma política que é, no mínimo, imoral, como se fossemos uma colônia americana”, disse al-Houri.

Da mesma forma, ressaltou que o ex-primeiro-ministro Abdallah Hamdok foi um agente a serviço dos britânicos que tentou destruir o Sudão com o apoio do diretor executivo do Programa Alimentar Mundial (PAM), David Beasley, e da Unitams.

Referindo-se às tentativas de perpetuar ações terroristas, especialmente na região de Darfur (norte), o editor-chefe destacou que o Ocidente pretende reproduzir modelos de massacres como os ocorridos na Líbia, Ruanda e República Democrática do Congo.

mem/ro/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.