26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Gala será dedicada à vitória de Cuba sobre a invasão em 1961

Gala será dedicada à vitória de Cuba sobre a invasão em 1961

Ciénaga de Zapata, Cuba, 18 abril (Prensa Latina) Uma gala cultural intitulada Notas da alma será dedicada hoje ao 61º aniversário da vitória cubana contra uma brigada mercenária invasora, organizado e financiado pelos Estados Unidos, que desembarcou nesta área.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O espetáculo, do conjunto comunitário Korimakao, ao qual se juntará o Projeto de Dança Umezco e a companhia Verdarte, combina teatro, música e dança, e tem como base a Era do Ouro, revista mensal para crianças escrita em 1889 por José Martí, Herói Nacional de Cuba.

Este programa será baseado na cidade de Pálpite, sede de Korimakao, na Ciénaga de Zapata que ocupa toda a porção sul da província de Matanzas e cerca de 150 quilômetros a sudeste de Havana.

A maior e mais bem preservada zona úmida do Caribe insular, Sítio Ramsar e Reserva da Biosfera, está localizada nesta área acidentada, onde vivem nove mil habitantes distribuídos em vinte comunidades, e em uma área de 4.520 quilômetros quadrados.

A preguiça, o abandono e o isolamento caracterizavam esse ambiente antes de 1º de janeiro de 1959 e, para se ter uma ideia, um homem do pântano levou três dias para transferir um doente para a cidade mais próxima.

De um território esquecido, muitas transformações se desenvolveram em todas as ordens nestas mais de seis décadas, incluindo escolas, consultórios médicos de família e casas que representam um fundo habitacional muito melhorado, tudo posto ao serviço da população.

A invasão mercenária começou na madrugada de 17 de abril de 1961 em Playa Larga, no arco superior da Baía dos Porcos, e em Playa Girón, no flanco direito da enseada.

Os invasores chegaram de Puerto Cabezas, na Nicarágua, em cinco navios mercantes de artilharia , duas unidades de guerra LCI, três barcaças LCU para transporte e desembarque de equipamentos pesados e quatro lanchas LCVP para carregamento e transferência de pessoal.

Depois de sangrentos combates que começaram naquele dia, as forças cubanas, lideradas por Fidel Castro no local dos acontecimentos, esmagaram o ataque e libertaram Playa Girón em 19 de abril, o último reduto inimigo, em menos de 72 horas.

Exatamente desse local, na esplanada em frente ao museu local, acontecerá o evento pelo 61º aniversário do que é conhecido como a primeira grande derrota do imperialismo ianque na América Latina, uma página significativa na história de Cuba e do continente.

acl/wap/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.