25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Diálogo Diaz-Canel com especialistas cubanos em neurociência

Diálogo Diaz-Canel com especialistas cubanos em neurociência

Havana, 18 de abr (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, presidiu uma reunião com cientistas e acadêmicos, que tratou do desenvolvimento da neurociência e da neurotecnologia na ilha, destacou hoje o site oficial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o relatório, o diretor do Centro de Neurociências, Doutor em Ciências Mitchell Valdés, comentou que, para homenagear o progresso dessas disciplinas, desde 2020 foi aprovado o Programa Nacional de Neurociências e Neurotecnologias no país.

Este, afirmou, é composto por 27 projetos de I&D mais inovação (i) que incluem 24 instituições da Biocubafarma, o Ministério da Saúde Pública, Ensino Superior e Educação, bem como mais de uma dezena de centros, grupos e redes nacionais.

Da mesma forma, detalhou alguns dos produtos neurotecnológicos cubanos, como Audix, Infantix, Estereoflex, Neuroplanus e NeuroEPO; e explicou sobre a colaboração internacional, na qual essas ciências estão envolvidas, como o Projeto Cérebro Cuba-China-Canadá, acrescentou a fonte.

O doutor em Ciências Francisco Calixto Machado Curbelo, especialista em Segundo Grau do Instituto de Neurologia e Neurocirurgia, destacou a capacidade do país de incorporar neuromonitores nas unidades de terapia intensiva.

Considerou que é vital dar seguimento neurológico ao paciente em cuidados graves e críticos.

Como parte de seu discurso, o Doutor em Ciências Luis Velázquez Pérez, presidente da Academia Cubana de Ciências, defendeu o melhor aproveitamento dos recursos humanos nesta área, acrescentou o relatório.

As suas receitas devem ser aceleradas, com mais formação doutoral e recrutamento de jovens, única garantia para manter o desenvolvimento das neurociências e neurotecnologias no país, disse

A Doutora em Ciências Silvia Navarro Quintero, diretora geral do Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba, elogiou as capacidades que podem ser utilizadas para elevar a qualidade da educação com enfoque científico com o uso das neurociências.

Ao mesmo tempo, ele elogiou as tecnologias para identificar riscos de desenvolvimento neurológico na aprendizagem de meninas e meninos.

Os resultados obtidos pelos especialistas cubanos para o tratamento de doenças neurodegenerativas numa população envelhecida e onde a demência é um problema de saúde frequente, foram também destacados pelo Doutor em Ciências Nelson Gómez Viera, chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Clínico Cirúrgico Hermanos Ameijeiras.

Como parte do resumo do encontro, Díaz-Canel estimou que, neste campo, é necessário trabalhar e organizar o que está sendo feito, para materializar todas as potencialidades do país, aponta a informação.

mgt/ifs/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.