25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alinhamento planetário único nesta semana

Alinhamento planetário único nesta semana

Washington, 18 abr (Prensa Latina) Os amantes da astronomia vão curtir um dos eventos mais raros nesta semana: o alinhamento de Júpiter, Vênus, Marte e Saturno formando uma linha quase perfeita, à qual se somará a Lua, ocorrido hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Embora conjunções desse tipo tendam a ocorrer com frequência, não é o caso de quatro planetas participarem delas ao mesmo tempo. Nesta ocasião, o melhor dia para observá-los será o dia 20, quando todos estarão mais visíveis.

Já o melhor dia para observar a Lua, será o 23 de abril, quando essa estiver mais em sintonia com o alinhamento, pois entrará na fase minguante, ainda muito visível e sem atrapalhar o espetáculo dos planetas.

As estimativas da NASA indicam que Saturno aparecerá no canto superior direito, 15 graus acima do horizonte sudeste, Marte a 12 graus acima do horizonte leste-sudeste, Vênus a 8,0 graus no horizonte leste-sudeste e Júpiter no canto superior direito a 2,0 graus acima do horizonte leste.

Além disso, durante a manhã do dia 20, será o momento ideal para se ver o alinhamento desses quatro planetas do hemisfério norte e a Lua aparecerá 11 graus acima do horizonte oeste-sudoeste, com a brilhante estrela Spica no canto inferior esquerdo da Lua.

Mesmo os novatos em astronomia serão capazes de distinguir cada planeta porque eles não piscam e as estrelas sim.

Além disso, será fácil identificá-los a olho nu e ser capaz de discerni-los por suas variações de cor e brilho: Vênus será o mais brilhante dos quatro em luz branca; Júpiter será o segundo mais marcante, emitindo uma espécie de irradiação bege claro e Saturno, bege amarelado, muito mais fraco que os outros por estar muito mais distante do Sol.

Marte será capaz de se diferenciar do resto graças à sua coloração, pois será visto como um ponto de luz laranja brilhante no céu e a Lua aparecerá mais ao sul, logo à direita de Saturno.

De acordo com o Science Alert, esse alinhamento planetário aconteceu apenas três vezes desde 2005 e a última vez foi em 2020.

Mas, 2022 será um ano especial, pois terá um segundo grande alinhamento planetário em apenas dois meses.

Ele acontecerá no dia 24 de junho, quando todos os planetas do sistema solar se alinharem no céu, sem contar Plutão ou a Terra.

Serão Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno e para vê-lo você precisará de um telescópio, pois Urano e Netuno não podem ser vistos a olho nu.

mgt/cdg/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.