26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia vê possíveis riscos de confrontos com a OTAN no Ártico

Rusia, OTAN, Artico, enfrentamiento

Rússia vê possíveis riscos de confrontos com a OTAN no Ártico

Moscou, 17 abr (Prensa Latina) A Rússia está preocupada com a possível atividade militar da OTAN nas latitudes do norte e aponta o risco de incidentes inadvertidos com suas forças no Ártico, disse hoje o Ministério das Relações Exteriores local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“A internacionalização das atividades militares da Aliança nas altas latitudes, nas quais participam os Estados não-árticos da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), não pode deixar de ser preocupante”, disse o embaixador russo e presidente do Comitê de Altos Funcionários da o Conselho do Ártico, Nikolai Korchunov.

Falando à agência de notícias TASS, o funcionário sublinhou que tal situação representa ameaças à segurança regional e pode causar sérios danos ao frágil ecossistema do Ártico.

Chamou a atenção para os exercícios militares internacionais da OTAN Cold Response no norte da Noruega, com início a 14 de março e duração de duas semanas, que, disse, não contribuem para garantir a segurança naquela zona.

Korchunov alertou que é o maior exercício militar liderado pela Noruega desde a década de 1980 e contou com a presença de 30 mil soldados de 27 países, incluindo Finlândia e Suécia, parceiros da OTAN.

Ele também indicou que a provável entrada da Suécia e da Finlândia nesse bloco militar terá um impacto negativo na segurança e na confiança mútua no Ártico.

“O compromisso de longa data de Estocolmo e Helsinque com a política de não alinhamento com alianças militares tem sido um fator importante para a estabilidade e segurança na região norte da Europa, no continente europeu como um todo”, disse ele.

De acordo com os meios de comunicação desses países, Helsinque e Estocolmo poderiam solicitar a adesão já no verão e a liderança da OTAN garantiu que concordaria em aceitar suas admissões.

Nesta quinta-feira, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, alertou que, caso a entrada desses países se concretize, a Rússia fortaleceria suas fronteiras ocidentais e então “não se falará mais em um status não nuclear do Báltico”.

jcm/mml/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.