26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rede de solidariedade saúda o dia da amizade Nicarágua-Cuba

Nicaragua, Cuba, solidaridad

Rede de solidariedade saúda o dia da amizade Nicarágua-Cuba

Manágua, 17 abr (Prensa Latina) A Rede Nicaraguense Antiimperialista de Solidariedade aos Povos Augusto César Sandino (Rnasp) saudou o Dia da Amizade Nicarágua-Cuba, que se celebra hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por meio de nota, a Rnasp destacou a amizade entre povos e governos e acrescentou que ela representa um momento importante na história das revoluções latino-americanas.

O texto lembra o piloto nicaraguense Carlos Ulloa, que tombou em defesa da revolução cubana nas areias de Playa Girón em 17 de abril de 1961, quando a ilha foi atacada por mercenários a serviço do governo dos Estados Unidos.

Da mesma forma, o escrito refere-se a como a Nicarágua contou com o apoio e solidariedade internacionalista do povo e do governo de Cuba para derrubar a ditadura Somozista, o que resultou no triunfo da Frente Sandinista de Libertação Nacional.

“Desde então, ambas as revoluções enfrentaram juntas e de mãos dadas os ataques de um império que nunca aceitou a existência de dois povos dignos e soberanos e os considera seu quintal”, destaca o comunicado.

Nesse sentido, a carta da Rnasp também apóia as ações de solidariedade com Cuba promovidas pelo governo do presidente Daniel Ortega e da vice-presidenta, Rosario Murillo.

“Comemoramos com orgulho patriótico o 61º aniversário da vitória em Girón em que o povo cubano, liderado pelo comandante em chefe Fidel Castro, derrotou a invasão mercenária”, sublinha a mensagem.

Da mesma forma, o comunicado condenou o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à ilha caribenha por mais de seis décadas, ao mesmo tempo em que pedia o fim de todo tipo de agressão contra os povos.

Em maio de 2019, a Assembleia Nacional (Parlamento) do país centro-americano promulgou a lei que estabelece o dia 17 de abril como o dia da amizade entre as Repúblicas de Cuba e Nicarágua, em homenagem ao combatente Carlos Ulloa.

jha/ybv/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.