26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Palestina condena novo ataque israelense à Esplanada das Mesquitas

Palestina, condena, asalto, israel, Explanada,Mezquitas

Palestina condena novo ataque israelense à Esplanada das Mesquitas

Ramallah, 17 abr (Prensa Latina) O porta-voz da presidência palestina, Nabil Abu Rudeina, condenou hoje a nova operação militar israelense na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, e pediu aos Estados Unidos que detenham a agressão de seu aliado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Consideramos o governo israelense responsável por essa escalada e pedimos ao governo dos EUA que quebre seu silêncio e pare com essa agressão que inflamará a região”, disse Rudeina em comunicado.

O funcionário exortou o povo palestino a proteger o santuário, o terceiro mais sagrado para os muçulmanos.

Por sua vez, o diretor da Mesquita de Al-Aqsa, Sheikh Omar Al-Kiswani, denunciou que os soldados subiram no telhado do templo para atirar de lá nos fiéis reunidos no pátio.

Ele especificou que centenas de soldados cercaram o prédio, que faz parte do complexo, e começaram a expulsar os palestinos presentes enquanto bloqueavam todos os acessos próximos para impedir a chegada de paroquianos.

O Crescente Vermelho informou que pelo menos 17 palestinos ficaram feridos após um novo ataque das forças de segurança israelenses à Esplanada das Mesquitas, o segundo desde sexta-feira passada.

A nova violação do local sagrado é resultado de apelos de organizações judaicas extremistas para realizar uma visita massiva e provocativa durante o feriado da Páscoa, que inicia a comemoração do êxodo judaico, informou a agência oficial de notícias Wafa.

Televisões árabes mostraram imagens de soldados espancando e disparando gás lacrimogêneo contra palestinos na tentativa de expulsá-los da área.

A Rádio do Exército de Israel anunciou que pelo menos nove palestinos foram presos durante o ataque.

O local é reverenciado tanto pelos muçulmanos, que o chamam de Esplanada das Mesquitas, quanto pelos judeus, que o conhecem como Monte do Templo.

Israel ocupou a parte oriental da metrópole na guerra de 1967 e, desde então, manteve o território sob seu controle, apesar das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

jha/rob/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.