26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Díaz-Canel evoca a proclamação do caráter socialista de Cuba

Díaz-Canel evoca a proclamação do caráter socialista de Cuba

Havana, 16 de abr (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, recordou hoje a proclamação do caráter socialista da Revolução, 61 anos depois do evento anterior à invasão mercenária de Playa Girón (Baía dos Porcos), orquestrada nós Estados Unidos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua conta oficial no Twitter, o presidente destacou que em 16 de abril de 1961, o povo da ilha “proclamou sua Revolução socialista antes de ir defender a Pátria nas areias de Girón”.

Em outro tweet, o chefe de Estado evocou um fragmento do discurso sobre o evento proferido pelo líder histórico da Revolução, Fidel Castro, na emblemática esquina 23 e 12, em Havana. “Porque o que os imperialistas não podem nos perdoar é que estamos aqui, o que os imperialistas não podem nos perdoar é a dignidade, integridade, coragem, firmeza ideológica, espírito de sacrifício e espírito revolucionário do povo de Cuba”, sublinhou.

Na véspera da declaração, oito bombardeiros camuflados com insígnias da força aérea cubana deixaram a Nicarágua e atacaram simultaneamente os aeródromos de San Antonio de los Baños e Ciudad Libertad, na então província de Havana, e o aeroporto de Santiago.

Os agressores foram confrontados pelo Exército Rebelde e pelas Milícias Revolucionárias Nacionais, mas causaram a morte de 7 pessoas e 50 feridos. Foi nas homenagens fúnebres das vítimas que Fidel Castro declarou a direção socialista do processo cubano, em meio a uma multidão que apoiava, com seus fuzis levantados, a decisão de defender a Revolução.

Segundo registros históricos, os ataques sem prévia declaração de guerra tinham como objetivo semear terror e confusão, além de neutralizar as limitadas capacidades de defesa aérea do país para facilitar o desembarque posterior de tropas mercenárias.

Nas primeiras horas de 17 de abril, o ataque da Baía dos Porcos começou na província ocidental de Matanzas, que falhou em menos de 72 horas e continua sendo a primeira derrota dos Estados Unidos na América Latina.

mem/cgc/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.