17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba: mais de seis décadas defendendo seu socialismo (+ Fotos)

Giron2-1

Cuba: mais de seis décadas defendendo seu socialismo (+ Fotos)

Havana, 16 abr (Prensa Latina) Cuba recorda hoje a proclamação do caráter socialista de sua Revolução, 61 anos depois daquele acontecimento anterior à invasão mercenária de Playa Girón (1961), orquestrada nos Estados Unidos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Giron1-1

Tal anúncio selou perante o mundo o rumo ideológico do processo de transformação iniciado na ilha em 1º de janeiro de 1959, sob a liderança do comandante em chefe Fidel Castro, que mantém a nação antilhana apesar da persistente hostilidade de Washington.

Na véspera da declaração, oito bombardeiros B-26 camuflados com insígnias da força aérea cubana deixaram Puerto Cabezas, na Nicarágua, e atacaram simultaneamente os aeródromos de San Antonio de los Baños e Ciudad Libertad, na então província de La Havana, e o aeroporto de Santiago de Cuba.

Giron3-1

As ações, realizadas sem prévia declaração de guerra, pretendiam semear terror e confusão, neutralizar as limitadas capacidades de defesa aérea do país para facilitar o posterior desembarque de tropas mercenárias e apresentar-se, por meio de campanha midiática, como uma fratura nas fileiras revolucionárias.

Os agressores foram confrontados com fogo antiaéreo pelo Exército Rebelde e pelas Milícias Revolucionárias Nacionais, mas causaram a morte de sete pessoas e cinquenta feridos, entre eles o miliciano Eduardo García Delgado, que antes de morrer escreveu com seu sangue o nome de Fidel.

Foi nas homenagens fúnebres das vítimas dos atentados, que Fidel Castro declarou o rumo socialista do processo cubano, em meio a uma multidão que apoiava, com seus fuzis levantados, a decisão de defender, conforme definido pelo líder rebelde : a “Revolução dos humildes, pelos humildes e para os humildes”.

Invasión por Playa Girón

É por isso que eles não podem nos perdoar, que estamos bem debaixo do nariz deles e que fizemos uma revolução socialista bem debaixo do nariz dos Estados Unidos! E que defendamos essa Revolução socialista com esses fuzis!, expressou Fidel Castro no canto central da capital de 23 e 12, em frente ao Cemitério de Colón da capital.

Na madrugada de 17 de abril, começou o desembarque mercenário em Playa Girón (também conhecida como Baía dos Porcos), na Península de Zapata, na província ocidental de Matanzas.

A tentativa de conquistar uma “cabeça de praia” para apresentar um suposto governo provisório, já nomeado nos Estados Unidos, que exigia a intervenção de tropas norte-americanas, fracassou graças à súbita vitória das forças revolucionárias, que em apenas 66 horas se renderam aos invasores.

car/evm/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.