26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alertam sobre consequências para a Argentina da dívida com o FMI

argentina-y-FMI-300x169

Alertam sobre consequências para a Argentina da dívida com o FMI

Buenos Aires, 16 abr (Prensa Latina) A economista argentina Fernanda Vallejos alertou sobre as consequências da dívida de 45 bilhões de dólares contraída pelo ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019) com o Fundo Monetário Internacional (FMI), informou hoje a mídia local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante reunião em Washington, nos Estados Unidos, de membros da Internacional Progressista (PI), o ex-deputado da Frente de Todos destacou que se trata do “maior empréstimo da história do FMI, impagável”.

Espera-se que em 2026 a Argentina não tenha a moeda estrangeira necessária para entregar o valor correspondente, o que terá repercussões nas esferas econômica e social, indicou. Ele também propôs levar o caso à Corte Internacional de Justiça.

Buscamos mostrar que o FMI violou suas regras ao não cumprir seus Artigos do Acordo e, portanto, cometeu atos ilegais de acordo com o direito internacional. Isso permitiria ao meu país reivindicar sua soberania e abrir caminho para que outras nações deixem de ser vítimas, explicou.

Por outro lado, criticou o duplo padrão dos Estados Unidos, porque enquanto questiona a Rússia pela operação militar na Ucrânia, continua a vender armas a Kiev e exige que o povo dessa nação pague a dívida externa.

O PI reuniu 12 especialistas da África, América, Ásia e Europa com o objetivo de iniciar uma investigação sobre a atuação do FMI em nível global, que se baseia em “um padrão de ilegalidade, impunidade e desrespeito aos direitos humanos”.

Durante a reunião, o ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis pediu a elaboração de um plano para substituir o preconizado por aquele órgão e ajudar a melhorar a estabilidade financeira dos países sem violar sua soberania.

mem/gás/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.