25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Palestina condena ataque israelense a local sagrado na Jerusalém Orie

Palestina, condena, ataque, ISrael, Jerusalén Este

Palestina condena ataque israelense a local sagrado na Jerusalém Orie

Ramallah, 15 abr (Prensa Latina) O governo palestino condenou hoje o ataque realizado por militares israelenses à mesquita de Al Aqsa, o terceiro lugar mais sagrado para os muçulmanos, um ato que considerou uma declaração de guerra.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O porta-voz da presidência palestina, Nabil Abu Rudeina, denunciou em comunicado “esta bárbara agressão (…) que equivale a declarar guerra ao nosso povo”.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores e Expatriados denunciou a operação, que causou mais de 90 feridos, segundo o última comunicado das autoridades de saúde.

Este crime hediondo afetou os fiéis dentro e ao redor do santuário, incluindo mulheres, crianças e idosos, bem como os socorristas e jornalistas presentes, disse ele.

Este fato demonstra a estratégia de Tel Aviv de judaizar a Jerusalém Oriental, enfatizou.

O Ministério das Relações Exteriores culpou as autoridades israelenses por “este crime e suas consequências”.

O ministro para Assuntos de Jerusalém, Fadi Al-Hadmi, falou na mesma linha, alertando para as repercussões do ataque, que considerou premeditado.

Os confrontos eclodiram nas proximidades do complexo em meio a crescentes tensões sobre a ofensiva realizada por uma semana pelas forças de Tel Aviv na Cisjordânia.

A agência oficial de notícias Wafa informou que dezenas de soldados entraram no santuário e “atacaram os milhares de fiéis muçulmanos que estavam realizando a oração do amanhecer”.

Durante a operação, os militares usaram balas de borracha, granadas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

A polícia lançou seu poder de fogo sobre eles enquanto invadiam o recinto sagrado sem qualquer consideração pelos idosos e crianças de lá, disse Wafa.

O local sagrado é reverenciado tanto pelos muçulmanos, que o chamam de Esplanada da Mesquita, quanto pelos judeus, que o conhecem como o Monte do Templo.

Para o primeiro, porque a Mesquita de Al Aqsa está dentro dela, enquanto para o segundo, porque seus dois templos bíblicos foram construídos lá.

Israel ocupou a parte oriental da metrópole na guerra de 1967 e, desde então, manteve o território sob seu controle, apesar das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

rgh/rob/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.