26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba recorda atentados antes da invasão da Baía dos Porcos

Cuba recorda atentados antes da invasão da Baía dos Porcos

Havana, 15 de abr (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, recordou hoje o bombardeio norte-americano de três aeroportos da ilha antes da invasão da Baía dos Porcos, no 61º aniversário dos fatos históricos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por meio de sua conta no Twitter, o presidente compartilhou uma matéria publicada no jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista, confirmando que diante da covardia desses acontecimentos, ficou demonstrado o heroísmo do povo da ilha.

Também o primeiro-ministro, Manuel Marrero, evocou a data no seu perfil na plataforma digital e referiu que a nação antilhana condena qualquer tentativa de subtração da sua soberania.

Em 15 de abril de 1961, aviões camuflados com insígnias cubanas atacaram três terminais aéreas cubanas, com o objetivo de tentar mostrar à opinião pública internacional que uma rebelião interna estava ocorrendo no país, ao mesmo tempo em que limitava sua escassa e ultrapassada força aérea.

Os acontecimentos foram o prelúdio da invasão da Baía dos Porcos -localizada na província ocidental de Matanzas- dois dias depois por uma brigada armada, treinada e transportada pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA).

Após 60 horas de duros combates, os mercenários se renderam na madrugada de 19 de abril em Playa Girón, no que se tornou a primeira grande derrota do imperialismo na América Latina.

Seis décadas após esses eventos, o governo dos Estados Unidos insiste em sufocar a maior ilha do Caribe com o endurecimento do bloqueio econômico, comercial e financeiro em meio ao flagelo da pior crise sanitária dos últimos tempos.

Apela ainda à implementação de métodos de Guerra Não Convencional e à utilização das redes sociais e plataformas digitais para a desestabilização da ordem constitucional e interna no país.

mem/lrg/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.