23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bielorrússia e Cuba celebram 30º aniversário de relações diplomáticas (+Fotos)

Bielorrússia e Cuba celebram 30º aniversário de relações diplomáticas (+Fotos)

Minsk, 15 de abr (Prensa Latina) Líderes, intelectuais, personalidades e amigos de Cuba na Bielorrússia celebraram hoje na Casa da Amizade desta capital, junto com diplomatas da ilha caribenha, o 30º aniversário das relações bilaterais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No evento, o vice-ministro das Relações Exteriores da Bielorrússia, Yevgeny Shestakov, fez um esboço histórico dos laços entre os dois governos e povos e destacou a crescente dinâmica dos laços nos últimos anos.

Sublinhou que o impulso dessa relação foi consolidado pelos resultados das conversações oficiais que tiveram lugar em Minsk, a 23 de outubro de 2019, entre o presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, e o seu homólogo bielorrusso, Alexandr Lukashenko.

O alto responsável salientou que este encontro permitiu estabelecer laços mais estreitos e novos mecanismos de inter-relação entre os dois Estados, como a reativação da Comissão Intergovernamental e a adoção de um Plano de Ação Bilateral, além da assinatura de importantes acordos.

Por sua vez, o embaixador cubano nesta nação, Juan Valdés, destacou o alto nível político e a crescente coordenação de interesses econômicos e comerciais alcançados nos laços entre Havana e Minsk em benefício de ambos os povos.

Ele quis dizer que tudo o que foi alcançado foi possível devido à vontade de ambos os Estados e às raízes profundas das relações que, em sua opinião, constituem um potencial para incorporar novas formas de interação bilateral, incluindo investimentos futuros.

Valdés destacou que na esfera política, Cuba e Bielorrússia estão alinhadas contra a interferência de potências estrangeiras nos assuntos internos dos dois países e repudiam as guerras híbridas que buscam subverter a ordem institucional.

Também reiterou a gratidão de Cuba à Bielorrússia por sua firme solidariedade contra o bloqueio dos Estados Unidos.

Ele alertou que, além de seu voto junto com a nação caribenha contra essa política dos EUA, Minsk denunciou todos os anos na tribuna da Assembleia Geral das Nações Unidas o cerco econômico, comercial e financeiro de Washington à ilha.

Na cerimónia, foram lidas as felicitações pelo aniversário de altos funcionários do Governo e Parlamento deste país, bem como dos dirigentes do Partido Comunista da Bielorrússia e da Sociedade de Amizade com Cuba, entre muitos outros.

O segmento cultural da atividade foi liderado por alunos e professores da Faculdade de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Bielorrússia, que recitaram poemas do Herói Nacional José Martí e interpretaram obras musicais de ambas as nações.

mem/mml/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.