28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Variante BA-2 da Ômicron circula em 10 províncias de Cuba

Cuba, Covid-19, subvariant, ömicron, presencia

Variante BA-2 da Ômicron circula em 10 províncias de Cuba

Havana, 14 abr (Prensa Latina) A variante BA-2 da ômicron da SARS-CoV-2, o vírus que causa o Covid-19, já circula em 10 províncias de Cuba, razão pela qual as autoridades pedem hoje a manutenção de medidas higiênico-sanitárias para evitar o contágio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o diretor nacional de Epidemiologia, Francisco Durán, esta modificação do vírus é menos virulenta, mas mais contagiosa.

Destacou que, no início desta semana, Mayabeque, Ciego de Ávila e Camagüey relataram o maior número de positivos para este coronavírus em um dia, enquanto territórios como Sancti Spíritus, Holguín, Villa Clara e Havana têm gradualmente conseguido conter a transmissão.

Indicou que, para parar de usar a máscara, é necessário esperar até que um certo equilíbrio seja alcançado no mundo, pois há casos de países que voltaram ao normal e já regrediram novamente devido a outros surtos.

Durán esclareceu que tendo sofrido com a Covid-19 deixa uma certa imunidade nas pessoas, que não é muito duradoura, mas quando combinada com a aplicação de vacinas, fazem uma combinação favorável para a diminuição da propagação da doença.

Em Cuba, 95,7% da população com direito a vacina está totalmente imunizada contra a Covid-19, e 76,6% têm a quarta dose de reforço.

Dados internacionais mostram que desde sua primeira identificação em novembro, a BA-2 vem se espalhando pelo mundo em mais de 60 países.

Conhecido como o “micronutriente silencioso”, no final de março, a Organização Mundial da Saúde anunciou que ele foi responsável por quase 86% dos casos sequenciados em todo o mundo.

Um estudo com 8.500 domicílios e 18.000 pessoas na Dinamarca mostrou que o BA-2 era mais eficiente em infectar pessoas vacinadas e com uma terceira dose de reforço do que as variantes anteriores, embora os imunizados fossem menos propensos a transmitir o vírus.

Ainda não há dados concisos que sugiram que o BA-2 causa doenças mais graves do que as subvariantes anteriores da ômicron”.

Especialistas internacionais dizem que agora está se tornando mais infecciosa devido ao relaxamento das medidas de contenção em muitos países e, como modificações anteriores deste coronavírus, as vacinas continuarão sendo altamente eficazes na prevenção de doenças graves, hospitalizações e morte.

mem/cdg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.