25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Programa de construção de casas será promovido em Cuba

Cuba, construcción, viviendas

Programa de construção de casas será promovido em Cuba

Havana, 14 de abr (Prensa Latina) Com a construção neste ano de 37.991.000 moradias, Cuba promoverá este programa que, por sua prioridade, conta hoje com a presença da alta liderança do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Este plano inclui a conclusão de 15.721 casas pelo setor estatal, 11.786 células de habitação básica (propriedade de 25 metros quadrados) e 10.484 por iniciativa própria da população.

Relatando os principais desafios da organização no calendário atual, o ministro da Construção, René Mesa, disse que serão também reabilitadas cerca de 14.700 habitações e a conservação de mais de 21.000, para as quais será aumentada a produção de materiais construtivos.

No entanto, explicou que os valores previstos estão aquém da procura destes insumos, apesar de alguns montantes terem sido disponibilizados a partir dos escassos recursos financeiros do país para os importar e assim ajudar a travar a deterioração do fundo habitacional.

Em especial, são priorizadas a construção de moradias para os afetados por fenômenos climatológicos, casos de mães solteiras com mais de três filhos, profissionais de saúde e o projeto Vida Tarefa para o enfrentamento das mudanças climáticas em 63 municípios do país.

Em relação ao cimento, um dos insumos essenciais na execução do plano, este ano deverá atingir 1,4 milhão de toneladas, para as quais os investimentos realizados na fábrica de Mariel na província ocidental de Artemisa e na província de Sancti Spíritus e Cienfuegos no centro da ilha, disse ele.

Mesa destacou o andamento das obras das novas plantas localizadas em Camagüey e Santiago de Cuba, cujas obras civis devem terminar este ano para iniciar a montagem tecnológica e entrar em operação no próximo ano e assim garantir este produto na região leste.

Atualmente a demanda nacional por cimento é de quatro milhões de toneladas.

O Ministério da Construção orienta 12 programas em setores prioritários como a indústria com a modernização da siderúrgica Antillana de Acero, a maior do país, parques eólicos e solares fotovoltaicos, fábricas de bebidas e refrigerantes, aquicultura, laticínios e conservas, soja processadores e a execução de barragens.

Também estão contempladas 15 usinas de beneficiamento e secadores de grãos, reforma e ampliação de prédios de saúde, recuperação de praias, indústrias de concreto asfáltico, condutores, estações de tratamento de resíduos e tratamento de água, residências.

Para este ano, estão previstos mais de três mil quartos de hotel, entre novos e recuperados.

jf/crc / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.