17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciam na França o impacto do bloqueio dos EUA a Cuba

Francia, denuncia, impacto, bloqueo, Cuba, EEUU

Denunciam na França o impacto do bloqueio dos EUA a Cuba

Paris, 14 Abr (Prensa Latina) A associação Cuba Coopération France (CubaCoop) denunciou hoje os efeitos que o bloqueio norte-americano causa no desenvolvimento da ilha e no bem-estar de seus habitantes, impacto que verificou durante uma visita recente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua publicação semanal La lettre électronique Hebdo, na qual atualiza seus milhares de seguidores sobre a realidade da nação antilhana, a organização compartilhou experiências de sua estadia em Cuba no início deste mês, onde revisou seus projetos colaborativos e explorou novas formas de promover isto.

A população cubana sofre com dificuldades de acesso a produtos essenciais, com longas filas nos mercados e inflação de preços devido à escassez, cenário ligado ao bloqueio e ao obstáculo que representa para as importações, disse.

No entanto, apesar desta política de Washington, ninguém morre de fome em Cuba e compartilhar é a regra para que todos tenham o que é essencial, destacou CubaCoop.

Aparece inscrito desde 1995 em projetos de cooperação para o desenvolvimento local e nacional, em setores como segurança alimentar, agricultura, água, energias renováveis e cultura.

Assinado por um dos vice-presidentes da entidade, Michel Humbert, o artigo lembra que o cerco imposto pelos Estados Unidos à ilha há mais de 60 anos foi reforçado pelo governo Donald Trump (2017-2021), hostilidade mantida por seu sucessor em da Casa Branca, Joe Biden.

Muitos ainda ficam surpresos quando ouvem ou lêem isso, porque acreditam que o bloqueio deixou de existir com o presidente Barack Obama, alertou Humbert.

Durante os dois últimos anos do governo Obama, 2015 e 2016, Havana e Washington realizaram uma aproximação que levou a uma postura menos agressiva do país do norte, à assinatura de vinte acordos de cooperação e ao diálogo de alto nível.

Esse cenário foi revertido por Trump, que decretou 243 medidas para reforçar a asfixia econômica e sua natureza extraterritorial.

A CubaCoop destacou que a nação caribenha continua seu caminho na construção de uma sociedade equitativa para atender às necessidades da população, em meio ao freio que constitui o bloqueio norte-americano.

Ele também reconheceu as medidas recentes do governo para relançar a economia e abrir novos espaços para a iniciativa privada.

A carta eletrônica Hebdo recolhe uma ratificação do compromisso da associação francesa com o acompanhamento à ilha.

jf/wmr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.