23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Biblioteca em Cuba preservará a coleção do escritor Alejo Carpentier

Cuba, biblioteca, acervo Alejo CArpentier,

Biblioteca em Cuba preservará a coleção do escritor Alejo Carpentier

Havana, 14 abr (Prensa Latina) Com a presença da intelectual Graziella Pogolotti, diretora da Fundação Alejo Carpentier, a reabertura da biblioteca que levará o nome do Prêmio Cervantes 1977 acontecerá em Cuba, informaram hoje seus organizadores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O espaço sediado no Vedado da capital receberá – por empréstimo – a coleção pessoal do autor de O Reino deste Mundo e sua viúva Lilian Esteban, que se encheu de exemplares de editoras estrangeiras geridas pelo Dr. Pogolotti, atualmente executor do propriedade do intelectual.

Segundo Harold Vergara, diretor de Cultura do município de Plaza de la Revolución, na capital, o espaço contribuirá para a revitalização da leitura entre as novas gerações do território, a partir do uso do brincar e de métodos educativos inovadores.

Após uma restauração do capital, o local abrirá suas portas a partir de 22 de abril como resultado da aliança estratégica entre as autoridades culturais e a Fundação Carpentier, encarregada de promover e divulgar o legado do escritor, além do estudo de seu patrimônio artístico e literário produção. .

A reabertura da biblioteca, pertencente à Casa da Cultura daquele município, fará parte das atividades da 30ª Feira Internacional do Livro de Havana e antecipa o dia de comemoração do 42º aniversário da morte do autor de El Siglo de as luzes

Da mesma forma, homenageia os 20 anos do Conselho Nacional de Casas de Cultura e os 80 anos da instituição onde estão previstas conferências, palestras e master classes.

A biblioteca, que abriu suas portas em 1942, foi a primeira biblioteca pública e gratuita de El Vedado e a maior das Antilhas e, dois anos depois, foi criada a primeira Biblioteca Juvenil de Cuba, onde palestras e conversas, peças de teatro e filmes exibições.

Atualmente, a obra de Carpentier é lida em mais de 20 idiomas ao redor do mundo com traduções significativas de seus romances e contos para o francês, chinês, ucraniano, polonês, árabe e japonês.

mem/chm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.