26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Petrobras vai credenciar seu novo presidente no Brasil

Jose-Mauro-Ferreira-Coelho-Petrobras

Petrobras vai credenciar seu novo presidente no Brasil

Brasília, 13 abr (Prensa Latina) A Assembleia Geral dos acionistas da Petrobras endossará hoje a nomeação do químico industrial José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da empresa estatal brasileira de economia mista, que desde 28 de março não tem chefe de seção.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nessa data, o Presidente Jair Bolsonaro demitiu o chefe da empresa, General Joaquim Silva e Luna, em meio à pressão sobre os aumentos periódicos dos preços dos combustíveis.

Bolsonaro nomeou Silva e Luna em fevereiro do ano passado, também insatisfeito na época com os repetidos aumentos de preços aplicados pela Petrobras, presidida por Roberto Castello Branco.

Em 28 de março, o Ministério de Minas e Energia decidiu nomear o economista Adriano Pires para o cargo, mas em 4 de abril ele renunciou diante de perguntas sobre um possível conflito de interesses.

Na véspera, o comitê de elegibilidade da Petrobras aprovou por unanimidade Ferreira Coelho para a presidência da companhia petrolífera.

Em um documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários, a diretoria disse ser “unânime da opinião de que o candidato José Mauro Ferreira Coelho preenche os requisitos necessários”.

Criado na sequência de casos de corrupção, o comitê de elegibilidade é encarregado de avaliar se um candidato ao conselho ou à administração da Petrobras não responde a reivindicações em tribunal ou tem um conflito de interesses.

Tal sinalização de um parecer negativo do comitê levou Pires, que foi nomeado para a presidência executiva, e o empresário Rodolfo Landim, para a diretoria, a renunciar a seus cargos.

Landim, proprietário do Flamengo, enviou uma nota ao Ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) agradecendo-lhe pela demonstração de confiança, mas declinando o convite.

Explicou que o compromisso com o Flamengo se tornou uma prioridade em sua vida profissional.

Com relação às repetidas mudanças na administração da empresa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o que ele chamou de destruição da Petrobras.

Ele lembrou que sob seu “governo, tornou-se a segunda maior empresa petrolífera do mundo”. Hoje a gasolina chega ao preço de um dólar para o povo”, denunciou o fundador do Partido dos Trabalhadores na rede social Twitter.

Insistiu que a Petrobras é uma empresa de petróleo e gás, mas é também uma empresa que investe no desenvolvimento da nação.

jha/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.