26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Marcha na Venezuela em comemoração da vitória popular de 2002

bandera venezuela

Marcha na Venezuela em comemoração da vitória popular de 2002

Caracas, 13 abr (Prensa Latina) O povo da Venezuela, organizações políticas e movimentos sociais marcharão hoje em comemoração à vitória popular de 13 de abril de 2002 sobre o golpe de Estado perpetrado contra o presidente Hugo Chávez.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“20 anos após o resgate da Dignidade Nacional, vamos transbordar nas ruas de Caracas e ratificar nossa vontade de sermos livres, soberanos e independentes”, sublinhou a liderança nacional do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) em sua conta no Twitter.

O vice-presidente de Mobilização e Eventos do PSUV, Pedro Infante, disse que as forças revolucionárias celebrarão a data histórica em que a união civil-militar “derrotou o fascismo, o golpe de imprensa e resgatou o Comandante Chávez”.

A Venezuela também celebrará o Dia da Milícia Bolivariana, um corpo armado que teve sua gênese na mobilização popular em conjunto com as ações de militares leais que puseram um fim ao golpe de 11 de abril de 2002.

Em 11 de abril de 2002, a direita venezuelana promoveu um golpe de Estado após uma sangrenta campanha midiática destinada a manchar a figura do líder máximo da Revolução Bolivariana e os ideais progressistas que ele representava. Setores da oligarquia e da extrema direita venezuelana, em cumplicidade com o alto comando militar, a liderança eclesiástica e a mídia privada, conspiraram para derrubar Chávez e destruir a nascente Revolução Bolivariana.

O golpe foi pré-planejado com um massacre do povo nas ruas próximas ao Palácio de Miraflores (sede do poder executivo), utilizando franco-atiradores, a fim de responsabilizar o presidente constitucional.

Chávez foi mantido refém pelas forças conspiradoras até ser resgatado em 13 de abril por oficiais militares leais ao governo, o que levou à derrota do golpe em conjunto com a revolta popular nas ruas do país.

jha/wup/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.