19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Direita israelense tenta expulsar deputado árabe do parlamento

Parlamento-Israel

Direita israelense tenta expulsar deputado árabe do parlamento

Tel Aviv, 13 abr (Prensa Latina) Um painel parlamentar analisará a expulsão da câmara do deputado Ayman Odeh, que hoje enfrenta uma onda de críticas da direita por pedir aos árabes que vivem em Israel que abandonem as forças de segurança.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O chefe do Comitê da Câmara do Knesset (legislativo), Nir Orbach, anunciou que recebeu uma carta de 70 membros do hemiciclo pedindo a expulsão de Odeh, líder da oposição Lista Conjunta, uma aliança de partidos árabes e de esquerda.

A mídia nacional coincide em apontar que tanto a direita no governo quanto na oposição, encabeçada pelo partido ultranacionalista Likud, querem expulsar o deputado por supostamente incitar a desobedecer ordens.

Há poucos dias, Odeh publicou um vídeo em que critica os árabes-israelenses que atuam no aparato de segurança do país, considerando que colaboram com a ocupação da Palestina.

“Os jovens não devem juntar-se às forças de ocupação. Apelo aos jovens que já aderiram (…) Joguem as armas na cara deles e digam-lhes que o nosso lugar não é convosco. Não faremos parte da injustiça e do crime” disse o legislador.

O jornal The Times de Israel destacou que a possibilidade de expulsão do deputado gera maior tensão dentro da coalizão governista sobre a questão de solicitar ou não a cooperação da Lista Conjunta para apoiar o Governo.

A coalizão governista atualmente detém 60 dos 120 assentos no Knesset após a deserção de um parlamentar ultranacionalista que se juntou ao Likud.

Portanto, para aprovar qualquer projeto de lei, o Executivo precisa dos seis votos da Lista Conjunta, que, embora permaneça na oposição, insinuou a possibilidade de apoio crítico ao primeiro-ministro ultranacionalista Naftalí Bennett para impedir o retorno do ex-chefe de governo Benjamin Netanyahu, líder do Likud.

ode/rob/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.