23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Da Bolívia Evo Morales homenageia Hugo Chávez e vitória popular

Da Bolívia Evo Morales homenageia Hugo Chávez e vitória popular

La Paz, 13 abr (Prensa Latina) O ex-presidente boliviano Evo Morales prestou hoje homenagem em um tweet ao líder histórico da revolução venezuelana, Hugo Chávez, no 20º aniversário da vitória popular sobre os setores golpistas que o sequestraram.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Honramos a memória de nosso irmão comandante Hugo Chávez Frías e a coragem do digno povo venezuelano que derrotou há 20 anos o golpe dos empresários, da mídia, da hierarquia da Igreja Católica e dos partidos de direita submissos aos EUA”, escreveu o líder do Movimento Rumo ao Socialismo em seu relato no Twitter.

Morales destacou o significado desta data para os povos “livres e unidos contra o intervencionismo imperialista”.

Instou em outra mensagem a “justificar a defesa da democracia como um legado de amor à Grande Pátria, que o Libertador Simón Bolívar nos deixou”. Golpismo nunca mais. Lembramos sempre que “cada 11 terá seus 13”.

A direita venezuelana provocou um golpe de Estado em 11 de abril de 2002 após uma intensa campanha midiática contra o máximo líder bolivariano e os ideais progressistas que ele representava.

Neste contexto, setores oligárquicos aliados ao alto comando militar, a hierarquia eclesiástica e a mídia privada conspiraram para destruir a revolução bolivariana.

De acordo com investigações posteriores, o plano para o golpe final envolveu um massacre do povo nas ruas próximas ao Palácio Miraflores (a sede do poder executivo) com o objetivo de culpar o presidente e seus comandantes.

O chefe de Estado foi mantido refém desde o início da tentativa de golpe em 11 de abril até 13 de abril, quando foi resgatado por soldados patrióticos que, juntamente com o povo, impediram a trama apoiada pelo governo dos EUA.

mem/jpm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.