26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

África Oriental em risco de sua pior seca em 40 anos

sequía

África Oriental em risco de sua pior seca em 40 anos

Genebra, 13 abr (Prensa Latina) A possibilidade da ausência de chuvas pela quarta temporada consecutiva na África Oriental coloca a Etiópia, Quênia e Somália em risco de sofrer uma seca sem precedentes em quatro décadas, advertiu hoje uma fonte especializada.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), as agências humanitárias estão emitindo apelos urgentes de apoio para evitar a fome generalizada nesses países.

A última avaliação do Centro de Previsão e Aplicações Climáticas da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) disse que o primeiro mês da estação chuvosa de março a maio de 2022 foi particularmente seco, enquanto temperaturas mais altas foram registradas, disse o relatório.

As chuvas nestes meses são cruciais para a região e, infelizmente, estamos vendo não apenas três, mas potencialmente quatro períodos consecutivos de falhas, revelou o secretário executivo da IGAD, Workneh Gebeyehu.

Isto, juntamente com outros fatores de estresse, como conflitos tanto em nossa região quanto na Europa, o impacto da Covid-19 e os desafios macroeconômicos, trazem níveis agudos de insegurança alimentar ao Grande Chifre da África, disse ele.

Explicou que 15 a 16 milhões de pessoas estão necessitando de assistência alimentar imediata devido à seca.

São seis a 6,5 milhões na Etiópia, 3,5 milhões no Quênia e seis milhões na Somália. No centro-sul da Somália, a situação é catastrófica, com 81.000 indivíduos em risco de fome, disse.

A OMM informou que a estação chuvosa de março a maio, mais conhecida como as chuvas longas, é a principal estação chuvosa, particularmente nas partes equatoriais da região, contribuindo com até 70% do total anual.

mgt/ifs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.