26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Adolescentes de Cuba de 12 a 18 anos receberão reforço anti-Covid19

cuba-vacunacion-adolescentes

Adolescentes de Cuba de 12 a 18 anos receberão reforço anti-Covid19

Havana, 13 abr (Prensa Latina) Cerca de 848.000 adolescentes cubanos entre 12 e 18 anos de idade que completaram seis meses do cronograma completo de vacinação primária receberão uma dose impulsionadora dos imunogênicos nacionais anti-Covid-19, foi anunciada hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A proposta foi adotada em uma reunião na véspera entre o presidente Miguel Díaz-Canel e cientistas e especialistas envolvidos em atividades científicas e de inovação tecnológica para combater o coronavírus SARS-CoV-2, que causou a pandemia.

Nesta nação caribenha, o reforço só era aplicável a pessoas com 19 anos de idade ou mais, e até hoje 6. 422.38 milhões pessoas têm esta quarta injeção.

Com estes números, o país está entre as primeiras regiões do mundo com o maior número de doses de reforço administradas por população, de acordo com o site de estatísticas da Universidade de Oxford, Nosso Mundo em Dados.

A revista alemã Toxicology publicou recentemente um artigo sobre a segurança da vacina anti-Covid-19, Soberana 02, em um estudo pré-clínico onde foram avaliadas variáveis como dor, inflamação do local de injeção e resposta imune.

O texto relatou que Soberana 02, desenvolvido pelo Finlay Vaccine Institute (IFV), foi bem tolerado e não foram observadas mudanças clinicamente relevantes, dor, efeitos locais ou alterações toxicológicas sistêmicas adversas ou mortes.

Esses resultados preliminares permitiram às autoridades reguladoras cubanas autorizar ensaios clínicos em humanos, conforme observado no artigo.

O grupo britânico The Lancet Discovery Science publicou outro artigo científico sobre Abdala, que também mostra que é seguro, bem tolerado e induz uma potente resposta imunológica contra o SARS-CoV-2.

O artigo foi publicado na revista eClinical Medicine, uma revista médica de livre acesso revisada por pares.

Abdala, projetada pelo Centro de Ingeniería Genética y Biotecnología (CIGB), a primeira vacina anti-Covid-19 da América Latina, será a primeira do país a apresentar seu dossiê à Organização Mundial da Saúde para iniciar o processo de reconhecimento internacional.

Cuba tem outro imunógeno para uso emergencial (Soberana Plus), também do IFV, e dois outros candidatos: Soberana 01, do mesmo centro; e Mambisa, do CIGB, o único no país para aplicação nasal.

mgt/cdg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.