26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bloco sub-regional pede mais ajuda a Moçambique

Bloco sub-regional pede mais ajuda a Moçambique

Luanda, 12 abr (Prensa Latina) A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) defendeu hoje a extensão da ajuda a Moçambique, após constatar progressos na luta contra grupos terroristas na província de Cabo Delgado, no norte do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em declarações à imprensa em Luanda, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, confirmou o pronunciamento da cúpula extraordinária da tróica da SADC, que também contou com a presença de representantes dos Estados contribuintes com tropas e das mais altas autoridades do governo moçambicano.

Durante o fórum virtual, as partes concordaram com a necessidade de introduzir avanços qualitativos na missão de apoio, ou seja, a transição de uma intervenção rápida (centrada na questão militar) para um cenário multissetorial, indicou o chefe do Ministério das Relações Exteriores (Mirex).

O comunicado final da Cúpula, divulgado aqui pela Mirex, elogiou o desempenho da missão (Samim) no terreno por seu sacrifício e dedicação no combate a atos terroristas em algumas áreas.

Também aprovou a transição do Samim do cenário 6 (capacidade de implantação rápida) para o cenário 5 (força multidimensional), com “um mandato robusto”, diz o texto, anunciando a implementação de um plano abrangente de reconstrução e desenvolvimento para Cabo Delgado.

A Cúpula agradeceu aos países contribuintes das tropas, à União Africana e aos parceiros de cooperação internacional por seu apoio para estabilizar a situação de segurança na área e para a recuperação e o desenvolvimento socioeconômico.

De acordo com a fonte, a sessão de abertura do evento foi liderada pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, que dirige o órgão de cooperação da SADC para as áreas de política, defesa e segurança.

Também estiveram presentes os líderes de Angola, João Lourenço; Namíbia, Hage G. Geingob; República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi; Moçambique, Filipe Nyusi; e Zimbábue, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, assim como o primeiro-ministro do Lesoto, Moeketsi Majoro, entre outros.

mem/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.