25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Universidade de Cuba emitiu comunicado sobre o estudante Abel Lescay

isa

Universidade de Cuba emitiu comunicado sobre o estudante Abel Lescay

Havana, 11 abr (Prensa Latina) O Conselho Universitário da Universidade das Artes (ISA), em Cuba, rejeitou hoje as campanhas contra a Revolução, promovidas pela mídia e operadores políticos, a mais recente vinculada ao estudante de música Abel Gonzalez Lescay.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O instituto de ensino superior, localizado nesta capital, condenou as manobras destinadas a manipular a transparência dos julgamentos associados aos acontecimentos de 11 de julho de 2021, durante os quais aquele estudante do segundo ano foi acusado.

Através de um comunicado, a entidade educativa mencionou que González Lescay recebeu 6 anos de privação de liberdade no Tribunal Provincial Popular de Mayabeque pelos crimes de desacato agravado de natureza continuada e figura simples de natureza continuada e desordem pública.

Segundo o documento, a manobra busca a empatia de estudantes e acadêmicos com base na simplificação dos fatos atribuídos ao jovem e no desconhecimento do ordenamento jurídico existente no país, uma vez que o caso segue em análise pelo Supremo Tribunal Federal.

“Ainda que o ISA seja uma instituição criada pela Revolução e os valores que defende estejam em contradição com a postura cívica de Abel González, ele tem recebido atenção diferenciada e tem mantido uma comunicação sistemática com sua família”, afirma o texto.

Nesse sentido, a Universidade encaminhou aos órgãos competentes a emissão de documentos de averbação com a notificação da sua condição de estudante e artista, questões tidas em consideração para a resposta ao processo em liberdade, condição de que goza atualmente.

A instituição esclareceu que em nenhum momento Abel foi suspenso do magistério ou restringiu sua participação na vida universitária; pelo contrário, permaneceu alojado na Residência Estudantil e recebeu voluntariamente o acompanhamento do Departamento de Assistência Universitária.

O exposto, apontou o depoimento, serviu para facilitar o manejo de suas emoções em um estágio de tensão psicológica e como sugestão de profissionais dessa área, a indisciplina cometida por ele durante o estágio não foi analisada com rigor.

Representantes da ISA compareceram ao julgamento oral e testemunharam a prática de todas as garantias constitucionais, em correspondência com o estado de direito presente na nação caribenha, e as autoridades universitárias acompanham de perto o processo.

A carta em sua suposta defesa, considerada a declaração, representa “uma atitude abertamente contra a Revolução” e serve de pretexto para a inclusão de ativistas políticos e pessoas de fora do centro às campanhas difamatórias, com maior força nos últimos anos.

rgh/dgh/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.