19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Protestos continuam no Sri Lanka para exigir a renúncia do presidente

Protestos continuam no Sri Lanka para exigir a renúncia do presidente

Colombo, 11 abril (Prensa Latina) Mais de 100.000 pessoas se reuniram no parque Galle Face e seus arredores, no coração de Colombo, capital financeira e comercial do Sri Lanka, para exigir a renúncia do presidente Gotabaya Rajapaksa, informou hoje .
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os manifestantes prometeram continuar seus protestos até que suas demandas sejam atendidas, informou o jornal The Morning.

O Sri Lanka está enfrentando sua pior crise econômica desde que conquistou a independência do Reino Unido em 1948.

A população da nação insular de 22 milhões de pessoas vem protestando há semanas por cortes prolongados de energia e falta de gás, alimentos e outros bens básicos.

A partir do meio-dia de sábado, os manifestantes marcharam em direção ao Galle Face, onde fica a secretária do presidente.

Testemunhas oculares afirmaram que parte deles permaneceu em vigília durante toda a noite.

Protestos de rua em larga escala começaram depois que um comício de 31 de março do lado de fora da casa de Rajapaksa foi atacado com gás lacrimogêneo e várias pessoas foram presas, mas depois liberadas sob fiança.

Desde então, manifestantes cercaram as casas dos parlamentares em diferentes lugares.

A aliança de 10 partidos da coalizão governante do Sri Lanka Podujana Peramuna (SLPP) está programada para se reunir com o presidente Rajapaksa para discutir a formação de um governo interino.

O Sri Lanka está programado para iniciar negociações com o Fundo Monetário Internacional na segunda-feira para um possível resgate, incluindo ajuda para reestruturar a dívida externa.

A falta crítica de moeda estrangeira mantém a ilha com problemas para pagar sua enorme dívida externa de 51 bilhões de dólares, enquanto a pandemia de Covid-19 torpedeou a receita do turismo e as remessas do exterior.

O resultado foi uma escassez sem precedentes de alimentos e combustível, juntamente com uma inflação recorde e cortes de energia paralisantes. Economistas dizem que a crise é agravada pela má gestão do governo, anos de dívida acumulada e cortes de impostos imprudentes.

jf/abm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.