21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Maioria das escolas do Brasil retomam aulas presenciais

Aulas-presenciales-Brasil

Maioria das escolas do Brasil retomam aulas presenciais

Brasília, 11 abr (Prensa Latina) Atualmente mais de 80% das redes municipais de Educação do Brasil estão com aulas totalmente presenciais e mais de 90% oferecem atividades cinco vezes por semana, segundo pesquisa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“O desafio agora é buscar aqueles que não retornaram aos centros educativos e somar esforços para restaurar/recuperar o aprendizado”, indica a investigação da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), com apoio do Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) e do Banco Itaú.

Ouvindo 3.372 secretários municipais de Educação, o estudo mostrou que a grande maioria das redes que responderam oferece ensino totalmente presencial nas diferentes etapas da formação, com adesão total ou quase geral dos alunos.

A pesquisa também indica que 78% das redes utilizam a chamada Busca Ativa de Escolas e a generalidade adota medidas para a recuperação e recomposição do aprendizado.

O relatório destaca ainda que a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19 é incentivada e a ausência de comprovante de vacinação não impede a frequência escolar.

Diante do impacto da pandemia no setor, todas as redes comunitárias investem em medidas de retomada e recuperação da aprendizagem.

As avaliações diagnósticas foram o principal meio para diagnosticar as deficiências do ensino: 60 por cento das redes as aplicam em todas as escolas e 33 por cento realizam esse diagnóstico através de avaliações preparadas pelos próprios estabelecimentos de ensino.

Segundo o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, durante o período em que não foi possível ministrar aulas presenciais, muitos conteúdos foram trabalhados de forma leve, agora devem ser recuperados e ampliados para atingir o nível de qualidade esperado .

De acordo com o estudo, as principais dificuldades na aplicação de estratégias de recomposição e resgate da aprendizagem estão relacionadas à volta às aulas, como acesso à internet para alunos e professores, transporte e alimentação.

“A recuperação do aprendizado exige uma abordagem sistêmica, a fim de reduzir as desigualdades que se aprofundaram durante a pandemia”, alertou Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social.

Ela insistiu que a educação é uma tarefa de toda a sociedade e é importante que outras secretarias municipais, como Saúde e Assistência Social, unam forças para não deixar nenhum aluno para trás.

“O desenvolvimento integral de crianças e adolescentes só pode ser melhorado por meio da articulação intersetorial”, ressaltou.

jcm/ocs/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.