25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba relembra desembarque histórico de Martí e Gómez

Cuba relembra desembarque histórico de Martí e Gómez

Havana, 11 abril (Prensa Latina) Cuba recorda o desembarque no leste, faz hoje 127 anos, do Herói Nacional José Martí e do general dominicano Máximo Gómez para se juntar à liderança da guerra de independência contra a Espanha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ambos os heróis chegaram a Playita de Cajobabo em 11 de abril de 1895 após uma difícil viagem por mar, fato que o líder histórico da Revolução, Fidel Castro, descreveu como um feito extraordinário.

Em 24 de fevereiro de 1895, os cubanos retomaram a luta pela independência da Espanha, disputa organizada por José Martí, à frente do Partido Revolucionário Cubano.

No entanto, o surto ocorreu sem a presença dos principais líderes, que deveriam ter chegado o mais rápido possível em expedições para comandar as forças insurgentes.

Em 1º de abril de 1895, Antonio Maceo, Flor Crombet, José Maceo e outros patriotas chegaram às costas cubanas através de Duaba, no leste do país.

Gómez, Martí, Marcos del Rosario e outros chegaram 10 dias depois, após uma travessia noturna. “Eles abaixam o barco. Chove muito na largada. A gente vai mal. Ideias diversas e embaralhões no barco (…) Chegamos a uma praia de calhau, a prainha ao pé do Cajobabo, eu fico no barco o último esvaziando. Eu pulo. Grande felicidade”, escreveu o Herói Nacional em seu diário de campanha.

Segundo documentos históricos, os expedicionários partiram de Montecristi, na República Dominicana, para Cuba no dia 1º de abril a bordo da escuna Brothers e um dia depois chegaram à ilha de Gran Inagua, onde descobriram que os marinheiros haviam desertado.

Em 5 de abril, após uma busca sem sucesso por uma nova tripulação, eles embarcaram no cargueiro alemão Nordstrand com destino a Cap-Haïtien, Haiti, e depois Port Antonio na costa norte da Jamaica.

O capitão do navio simpatizava com a causa dos cubanos e aceitava os membros da expedição como passageiros disfarçados.

Chegaram a Cap-Haïtien no dia 6, reembarcaram no dia 9 e na madrugada de 11 de abril chegaram à cidade de Matheu, capital de Gran Inagua.

Lá eles embarcaram no barco que os levaria à praia de Cajobabo, depois que o Nordstrand os aproximou da costa sul de Cuba.

Na noite de 11 de abril de 1995, Fidel Castro prestou homenagem aos expedicionários e caminhou com uma bandeira cubana por aquele local ao mesmo tempo em que Martí e Gómez desembarcaram 100 anos antes.

jf/idm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.