17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Todos os candidatos nas eleições presidenciais votaram na França

Francia-candidatos-presidenciales-300x225

Todos os candidatos nas eleições presidenciais votaram na França

Paris, 10 abr (Prensa Latina) Os 12 candidatos às eleições presidenciais francesas exerceram hoje o direito de voto antes das 12h30, hora local, no primeiro turno das eleições com quase 49 milhões de cidadãos convocados.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O último a ir às urnas foi o presidente Emmanuel Macron, favorito em todas as pesquisas para avançar às urnas em 24 de abril junto com a representante da extrema direita Marine Le Pen, que votou em Hénin-Beaumont, cidade do departamento do norte de Pas-de-Calais.

Macron depositou seu voto em Touquet, município também localizado em Pas-de-Calais, enquanto o líder de La Francia Insumisa e terceiro nas pesquisas, Jean-Luc Mélenchon, o fez na cidade de Marselha, no sul.

Nesta capital, votaram o ultradireitista Éric Zemmour e o ambientalista Yannick Jadot; a conservadora Valérie Pécresse votou em Yvelines, na região de Paris, e o secretário nacional do Partido Comunista, Fabien Roussel, em Saint-Amand-les-Eaux, no departamento de Nord.

Os candidatos ao Palácio do Eliseu mais mal colocados nas urnas também foram às urnas antes do meio-dia: a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, os deputados Jean Lassalle e Nicolas Dupont-Aignan, o representante do Novo Partido Anticapitalista, Philippe Poutou, e a porta-voz da Luta dos Trabalhadores, Nathalie Arthaud.

Segundo as autoridades, as eleições estão decorrendo sem problemas, com algumas queixas de pessoas sobre dificuldades e atrasos no processo de verificação online do seu registo nas listas.

Alguns eleitores manifestaram preocupação com o alto índice de abstencionismo projetado nestas eleições, que pode deixar para trás o recorde registrado nas eleições presidenciais de 2002 (28,4%).

As pesquisas refletiram a ausência de até três em cada 10 eleitores, cenário atribuído por alguns cidadãos consultados ao desencanto com a classe política por décadas de problemas sociais, que atualmente estão relacionados sobretudo à perda de poder aquisitivo.

Na França, neste domingo, como ontem, o “silêncio eleitoral” vigora até as 20h00 locais, quando serão conhecidos os primeiros resultados.

jha/wmr/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.