19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O primeiro turno das eleições presidenciais começou na França

Francia-Elecciones-Presidenciales-300x200

O primeiro turno das eleições presidenciais começou na França

Paris, 10 abr (Prensa Latina) O primeiro turno das eleições presidenciais francesas começou hoje nos 96 departamentos metropolitanos com cerca de 49 milhões de pessoas convocadas às urnas e 12 candidatos na disputa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Às 08h00 locais abriram-se as mesas de votação, e a partir das 20h00 serão conhecidos os primeiros resultados das eleições que ontem começaram nos territórios ultramarinos.

Tal como aconteceu no sábado, neste domingo vigora o silêncio eleitoral, que se traduz na proibição de divulgação de propaganda e divulgação de pesquisas, programas e entrevistas dos candidatos ao Palácio do Eliseu, embora a mídia possa oferecer ao público o momento em que os políticos exercem sufrágio.

As pesquisas realizadas até sexta-feira refletiam unanimemente o favoritismo pela votação de 24 de abril do presidente Emmanuel Macron e da líder da extrema direita Marine Le Pen, uma previsão de que, se confirmada hoje, a reedição do duelo aconteceria na segunda volta cinco anos atrás.

O chefe do La France Insumisa, Jean-Luc Mélenchon, fechou a campanha em terceiro lugar, embora também com opções para avançar no retorno às urnas em duas semanas, enquanto a extrema-direita Éric Zemmour e a conservadora Valérie Pécresse parecem sem possibilidades , depois de ficar em segundo lugar nas pesquisas de opinião antes da concorrência.

A lista de candidatos é completada pelo ecologista Yannick Jadot, pelo secretário nacional do Partido Comunista, Fabien Roussel, pela prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo, pelos deputados Jean Lassalle e Nicolas Dupont-Aignan, representante do Novo Anticapitalista. Partido, Philippe Poutou, e a porta-voz da Luta dos Trabalhadores, Nathalie Arthaud.

De acordo com as projeções para essas eleições presidenciais, o abstencionismo poderia estar em torno de 30% dos cadernos eleitorais, ameaçando o recorde de ausências nas urnas nas eleições de 2002 (28,4).

A perda do poder de compra, o desemprego, a insegurança, a emigração, as alterações climáticas, a paz e as relações com a Europa foram os temas mais abordados pelos candidatos durante a campanha, tendo por base as principais preocupações da população.

Dado o impacto contínuo da Covid-19, uma pandemia que ressurgiu na França desde meados de março, as eleições estão ocorrendo com medidas sanitárias, que incluem a desinfecção das instalações destinadas à votação.

wmr/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.