25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mesma data para marcos na vida jurídica e política de Cuba

Guaimaro-Asamblea-Constitucion-324x216

Mesma data para marcos na vida jurídica e política de Cuba

Havana, 10 abril (Prensa Latina) Cuba recorda hoje acontecimentos históricos que marcaram a vida jurídica e política do país: a Assembleia de Guáimaro (1869), a fundação do Partido Revolucionário Cubano (1892) e a proclamação da atual Constituição (2019).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo os historiadores, desde o início da guerra contra o colonialismo espanhol, e como resultado da desorganização no plano de insurreição das forças conspiradoras, a liderança da luta foi dividida.

Devido à sua posição estratégica entre os lados da insurreição, a cidade de Guáimaro foi escolhida para uma assembleia, realizada entre 10 e 12 de abril de 1869, para unir forças contra o inimigo comum.

Ali apareceram delegados do Oriente, do Centro (Camagüey) e da Junta Revolucionária de Las Villas, que deram vida ao primeiro estatuto legal da história republicana de Cuba para organizar o país como um estado político independente.

A Constituição foi estruturada em 29 artigos, nos quais esclareceu a segmentação da ilha em quatro estados com o poder de enviar igual representação à Câmara.

O texto estabelecia a exigência de eleger e ser eleito, reconhecia a condição de homem livre a todos os habitantes de Cuba, bem como o dever e o direito de ser soldado do Exército de Libertação, juntamente com outras garantias civis.

Mais de duas décadas depois desse evento e apoiado pelas primeiras associações patrióticas, o Herói Nacional cubano José Martí criou o Partido Revolucionário Cubano (PRC) em 10 de abril de 1892, com o objetivo principal de alcançar a independência absoluta da maior das Antilhas .

Segundo documentos históricos, entre os momentos decisivos dessa organização estava a eleição de seus únicos funcionários: o Delegado (Martí) e o Tesoureiro (Benjamín Guerra).

Este partido uniu os patriotas que mais uma vez lutaram contra o colonialismo espanhol na ilha e arrecadaram os recursos para a guerra.

Na opinião de especialistas, com a morte do Apóstolo em 1895, a RPC perdeu seu caráter democrático e abandonou seus principais objetivos.

Segundo o governo da ilha, os preceitos de unidade dessa organização permanecem em vigor no atual Partido Comunista de Cuba, considerado uma continuação dos princípios de Martí.

Como homenagem ao 10 de abril e ao que ele representa na história do país, Cuba proclamou na mesma data, mas em 2019, a atual Carta Magna.

A atual Constituição da República ratificou o caráter socialista da nação e o protagonismo do Partido Comunista, além de ampliar os direitos e garantias individuais e fortalecer o poder popular nos territórios.

mem/idm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.