27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Líbia continua com dois governos paralelos

Libia-candidatos-elecciones-300x200

Líbia continua com dois governos paralelos

Trípoli, 10 abr (Prensa Latina) Após dois meses de disputa, a Líbia continua hoje com dois primeiros-ministros que reivindicam o poder para si em meio a crescentes atritos que ameaçam reiniciar o conflito.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O último episódio de desentendimentos ocorreu ontem, quando os comandantes do leste anunciaram que estão suspendendo sua participação na chamada Comissão Militar Mista 5+5, entidade que era composta em partes iguais por representantes militares do Governo sediados nesta capital .

Revelando sua posição, os chefes do autoproclamado Exército Nacional da Líbia, liderado pelo marechal Khalifa Haftar, criticaram Abdel Hamid Dbeibeh por sua recusa em renunciar ao cargo de primeiro-ministro e pediram o fechamento das instalações petrolíferas para forçar sua renúncia.

As diferenças entre o leste e o oeste do país aumentaram em 10 de fevereiro, quando a Câmara dos Deputados, com sede na cidade oriental de Tobruk, escolheu Fathi Bashagha como primeiro-ministro interino para substituir Dbeibah, que se recusou a entregar o poder antes das eleições.

Ao justificar sua decisão, o legislativo, supervisionado por Haftar, afirmou que o mandato de Dbeibah expirou em 24 de dezembro, data inicialmente escolhida para a realização das eleições presidenciais.

No entanto, as eleições foram adiadas devido a profundas divergências sobre vários candidatos, falta de segurança e problemas técnicos.

Desde então, a mídia noticiou vários confrontos entre milícias rivais nesta capital e em outras áreas do país.

Esta nação vive uma espiral de violência desde a derrubada de Muammar Gaddafi em 2011, após uma guerra apoiada por membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, incluindo Estados Unidos, França e Reino Unido.

mem/rob/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.