27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Hoje à noite se saberá se Amlo continuará a ser o presidente do Méxic

mexico-revocatorio1

Hoje à noite se saberá se Amlo continuará a ser o presidente do Méxic

Cidade do México, 10 de abr (Prensa Latina) O México despertou hoje na expectativa da consulta popular na qual se decidirá se Andrés Manuel López Obrador continuará como presidente da República.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O referendo pela cassação do mandato do presidente, apresentado por ele mesmo e endossado pelo Congresso da República, começou cedo e em ordem.

Ao longo de um longo dia, que terminará às seis da tarde, quando se encerrarem as 57.000 urnas distribuídas por todo o país, os mexicanos que conseguirem votar responderão a uma única pergunta aprovada e corrigida pela Justiça Eleitoral sem que os protestos do partido no poder Morena prosperem para sua modificação.

A pergunta que é submetida à consulta e aparece nas urnas é: “Você concorda que Andrés Manuel López Obrador, Presidente dos Estados Unidos Mexicanos, tenha seu mandato cassado por perda de confiança ou que continue na Presidência da República até o final de seu mandato?

Os cidadãos terão apenas duas opções para responder: 1) Que o mandato seja revogado por perda de confiança. 2) Que continue na Presidência da República. Os primeiros resultados da chamada contagem rápida devem ser conhecidos esta noite, e isso definirá a tendência.

Mas para que esse resultado seja vinculante, seja positivo ou negativo para o presidente, o equivalente a 40% do atual caderno eleitoral terá que ir às urnas, ou seja, pouco mais de 37 milhões de pessoas terão que votar.

As condições não são exatamente propícias para que isso seja alcançado, alertaram os legisladores Morena, porque embora o INE imprima 94,5 milhões de boletins, cada um com uma série de medidas de segurança que os tornam infalsificável, existem apenas 2 milhões de quilômetros quadrados do país com 57 mil urnas.

Este desequilíbrio – que o INE atribuiu à falta de orçamento para instalar mais assembleias de voto – faz com que o partido no poder teme que uma parte importante do eleitorado não consiga chegar aos pontos de votação, denunciando-o como uma manobra do INE e os partidos da oposição que rejeitam a consulta.

No entanto, também existem urnas especiais instaladas para que aqueles que estão fora de sua jurisdição possam fazê-lo onde quer que estejam, mas neste caso também é insuficiente, pois há apenas 302.000 votos emitidos para esses casos.

Em todo o caso, López Obrador disse várias vezes nas suas conferências de imprensa matinais que se não for atingido o número de eleitores proposto pelo INE para que o exercício seja vinculativo, e ele perder, ainda vai retirar-se e abandonar a eleição. vida, mas que não está estabelecido na lei de revogação aprovada.

Se hipoteticamente isso acontecer, a constituição estabelece que na vacância permanente do executivo, o presidente do congresso assume em determinado prazo convocar o legislativo em prazo não superior a 30 dias para indicar quem concluirá a administração presidencial até setembro 30, 2024.

Neste momento, a nomeação recairia sobre o deputado Sergio Gutiérrez Luna, do partido governista Morena, e presidente do Conselho de Administração da Câmara dos Deputados, mas ele não poderá destituir ou nomear secretários de Estado sem a autorização dos senadores.

As poucas pesquisas realizadas e divulgadas dão a López Obrador 63% dos votos a seu favor e apenas cerca de 30% contra. Será conhecido esta noite se as empresas de pesquisa estão certas.

jha/lma/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.