24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiro-ministro paquistanês enfrenta voto de confiança do Parlament

Primeiro-ministro paquistanês enfrenta voto de confiança do Parlament

Primeiro-ministro paquistanês enfrenta voto de confiança do Parlament

Islamabad, 9 abr (Prensa Latina) O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, enfrenta hoje a votação de uma moção de censura apresentada pelos partidos da oposição na Assembleia Nacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, afirmou que o governo enfrentará o voto de confiança contra o chefe do gabinete de maneira constitucional, política e democrática, informou a Rádio Paquistão.

No domingo passado, a moção de censura contra o governo de Imran Khan foi rejeitada pelo vice-presidente legislativo Qasim Suri, que argumentou que era contrária à Constituição e citou questões de segurança.

Khan então convocou novas eleições e aconselhou o presidente do país, Arif Alvi, a dissolver a Assembleia.

Os partidos da oposição qualificaram a medida como inconstitucional e recorreram dessa decisão perante o Supremo Tribunal.

O painel de cinco juízes restabeleceu o Parlamento na quinta-feira, ordenou um voto de confiança no primeiro-ministro paquistanês e declarou a ordem de eleição antecipada anulada.

Em seu discurso à nação na noite passada, Imran Khan disse estar desapontado com a ordem da Suprema Corte, mas respeitou a decisão e atacou a oposição por sua trapaça, além de denunciar uma conspiração internacional para derrubar seu governo.

Khan pode ser o primeiro primeiro-ministro do Paquistão removido por um voto de desconfiança, já que dois outros contra os quais tal moção foi convocada renunciaram antes da votação.

A crise política eclodiu quando Khan, fundador do partido Paquistão Tehreek-e-Insaf (Movimento de Justiça do Paquistão), perdeu sua maioria parlamentar depois que o Movimento Muttahida Qaumi e o Partido Baluchistão Awami deixaram a coalizão governista.

Khan, ex-capitão da seleção nacional de críquete que venceu a Copa do Mundo de 1992, chegou ao poder em 2018.

car/abm/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.